A CDL

Institucional

No dia 22 de julho de 1966, às oito e meia da noite, aconteceu a primeira reunião que fundou o então Clube de Diretores Lojistas, atualmente a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). O encontro foi na sede do Clube Blumenauense de Caça e Tiro. Naquela noite 17 firmas, conforme consta na ata, fizeram à adesão ao Clube. A diretoria era composta por seis pessoas e o primeiro presidente foi Alfred Frechel, proprietário da Casa do Americano.

É comum ouvir que o Clube de Diretores Lojistas surgiu da necessidade de criação de um Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), que antigamente tinha o nome de Seproc. Mas é importante ressaltar que a entidade tinha sim outros objetivos, até mesmo porque a gestão do CDL era desvinculada do SPC, com a escolha de um presidente para cada entidade. Mais tarde uma alteração dos estatutos permitiu unir as duas entidades, passando a agregar os sócios de ambas, que foram então classificados em duas categorias: patrimonial e usuário.

Em 4 de agosto de 1967, o ainda Clube de Dirigentes Lojistas recebeu o título de Utilidade Pública pela primeira vez. O título é atribuído somente às entidades sem fins lucrativos, em reconhecimento a serviços relevantes por elas prestados à sociedade. Em 2015, o documento foi renovado pelo presidente da Câmara de Vereadores de Blumenau, vereador Mário Hildebrandt, e agora está em nome da Câmara de Dirigentes Lojistas.

Ainda sobre o Clube, ele tinha – inclusive registrado em ata – objetivos que a CDL preza até hoje. Entre eles está desenvolver a aproximação entre os dirigentes de lojas a varejo, visando estreitar a camaradagem e a colaboração recíprocas e criar um clima propício à cooperação e troca de informações e ideias e ações conjuntas para problemas comuns. Chama a atenção que naquela época também já foi destacado como objetivo promover o conhecimento aos associados e a cooperação com as autoridades, associados e entidades sociais em tudo que interessa direta ou indiretamente às lojas do varejo.  Outro ponto a ser destacado é a viabilização de serviços de utilidade para os associados.

Casa do Comércio - CDL Blumenau

Em sua história de lutas, conquistas e sucessos a CDL de Blumenau preserva momentos importantes, como a realização de uma convenção nacional de Câmaras de Dirigentes Lojistas, em 1992 e também as convenções estaduais em 1970, 1980, 2005 e 2013. Faz parte também da história da CDL de Blumenau a iniciativa de reurbanização da Rua XV de Novembro e a revitalização de uma construção que faz parte do patrimônio histórico, hoje Casa do Comércio e sede da entidade.

Algumas iniciativas do comércio catarinense e até brasileiro foram pioneiras em Blumenau. Foi aqui que os lojistas primeiro apostaram no turismo de compras e na participação do comércio no processo promocional de turismo da cidade.

Ao analisar essa história, temos orgulho em dizer que a CDL segue as suas raízes e busca constantemente aprimorar seus ideais. A poucos a entidade foi agregando novos serviços, campanhas e ganhando a adesão de mais associados. Sempre com o objetivo de propiciar um ambiente favorável ao desenvolvimento dos negócios dos nossos associados, bem como do município.

Entre os diferenciais da CDL Blumenau, está a forte atuação em capacitação. Só nos últimos cinco anos, 21.770 pessoas participaram de cursos, treinamentos e palestras oferecidas pela CDL. É um número impressionante, que atende não só os associados, mas toda a comunidade blumenauense. Todas essas atividades são planejadas e executas pensando nas demandas dos nossos associados, visando preparar as pessoas para atuar no mercado de trabalho e formar um comércio mais competitivo.

Atualmente a CDL de Blumenau conta com mais de 2.300 associados, num quadro formado por lojas, centros comerciais, prestadores de serviços, shoppings, microempreendedor individual (MEI) e profissionais liberais. Além dos serviços do SPC, são colocados à disposição dos associados planos, estudos, pesquisas, cursos, treinamentos, convênios, produtos, serviços e uma série de outras iniciativas com o propósito de servir de suporte para a atividade.

Newsletter

©2016 - CDL Blumenau - Todos os direitos Reservados - Desenvolvido por SEDIG.
Topo