Na manhã desta terça-feira (17), a CDL Blumenau realizou a Assembleia Geral Ordinária (AGO) e a Assembleia Geral Extraordinária (AGE). A reunião ocorreu no Quality Hotel Blumenau e contou com a participação da diretoria, conselheiros fiscais e colaboradores da CDL Blumenau, sócios-efetivos, e profissionais da contabilidade, auditoria e jurídico, que atendem à entidade.
O presidente da CDL Blumenau, Eduardo Soares, iniciou o encontro agradecendo a presença de todos e destacando a atuação dos ex-presidentes da entidade, que possibilitaram o crescimento e fortalecimento da CDL. “Trabalhamos bastante e superamos muitos desafios, especialmente neste período de pandemia. Tudo isso, com olhar atento ao futuro, pensando em inovação e desenvolvimento”, afirmou Soares.
Durante a AGO, foram tratados os seguintes assuntos: ações da CDL Blumenau em 2020; prestação de contas dos exercícios 2019 e 2020; aprovação do orçamento 2021 e migração do SPC Santa Catarina para o SPC Brasil.
O vice-presidente da CDL Blumenau, Antonio Bittelbrunn Junior, apresentou as principais ações realizadas pela entidade em 2020, com ênfase para as campanhas, planos de mídia e informações divulgadas aos associados. “Na CDL, não temos fornecedores. Temos parceiros que entendem nosso propósito e caminham com a gente e esse é um dos motivos de irmos tão longe”, apontou Bittelbrunn.
Em seguida, o diretor Financeiro da CDL, Paulo Cesar Lopes Filho, apresentou os números de 2019 com ênfase em 2020, destacando os desafios enfrentados no último exercício e as ações de apoio aos associados. Lopes fez a demonstração do resultado do exercício, com as receitas e as despesas. Além disso, ele explicou sobre a criação do Fundo Financeiro Emergencial.
“Para trazer mais segurança e estabilidade financeira à entidade, em 2018, a CDL Blumenau criou um Fundo Financeiro Emergencial. O objetivo é garantir uma política orçamentária de segurança, onde 5% do resultado operacional da CDL, invariavelmente, é destinado a este fundo, que só pode ter recursos alocados se o conselho fiscal aprovar”, explicou Lopes.
Na sequência houve os pareceres jurídico, por parte do advogado Felipe Anuseck Barbieri; da auditoria, por Ricardo Spezia, da Next Auditores, e da contabilidade, por Ricardo Group, da RH Contabilidade. “Checamos números, pagamentos, contratos e tudo mais. Com base nesses dados emitimos um relatório, que neste caso apontou que a CDL Blumenau está 100% de acordo com a lei. A prestação de contas é impecável”, destacou Spezia.
Após os pareceres, os números foram aprovados por unanimidade pelos presentes. Ainda dentro da AGO, ocorreu a aprovação do orçamento 2021 e houve a explanação da migração do SPC Santa Catarina para o SPC Brasil, pelo diretor de SPC, Helio Roncaglio.
O diretor destacou as inúmeras vantagens que a migração trouxe aos associados à CDL Blumenau, como a melhora nos serviços, a redução dos custos, a modernização da ferramenta e a possibilidade do Cadastro Positivo. “Foi um trabalho muito cauteloso, que levou tempo e dedicação. Agora, estamos colhendo os bons frutos desta mudança”, disse Roncaglio.
Na AGE, foram discutidos e aprovados dois assuntos: a reestruturação de cargos diretivos da CDL Blumenau e a previsão para assembleias virtuais.
De acordo com Soares, diante das rápidas e constantes mudanças em todas as áreas, observou-se a necessidade de reformular a diretoria da CDL Blumenau para acompanhar essas movimentações e proporcionar mais suporte aos associados. “Para isso, nossa sugestão é a criação de duas novas pastas: diretoria de Inovação e Tecnologia e diretoria de Desenvolvimento”, esclareceu.
Com a aprovação, ocorrem três principais mudanças:
1. O Diretor Secretário tem sua diretoria agregada à diretoria de Patrimônio, com a denominação de Diretor de Patrimônio e Secretário, que será comandada pelo empresário Ewald Fischer Neto, atual Diretor Secretário;
2. A criação da diretoria de Inovação e Tecnologia, que terá como diretor o empresário Jansle Jeffrey Kreutzfeld, atual Diretor de Patrimônio;
3. A criação da diretoria de Desenvolvimento, que será ocupada pela empresária, Priscila da Silva Ferreira, da Celso Joalheria e Ótica.
Para conferir a nominata completa da diretoria e conselho fiscal da CDL Blumenau, clique AQUI.
Outro assunto latente e impulsionado pela pandemia é a realização de reuniões virtuais, que se tornaram inevitáveis e necessitam ter validade para deliberação e aprovação de diversos assuntos. Por isso, o advogado Felipe Anuseck Barbieri, do escritório Angelito Barbieri Advogados, responsável pela assessoria jurídica da CDL Blumenau, fez as considerações jurídicas e o detalhamento das alterações propostas.
Os dois itens da AGE foram aprovados pelos sócios efetivos presentes, com isso, ocorre a mudança no estatuto.
Ao término das assembleias, o presidente da CDL Blumenau agradeceu a presença de todos e pediu para que os associados tragam mais demandas. “Queremos que os associados participem mais e tragam sugestões para que possamos aprofundar nosso trabalho”, concluiu.