A CDL

Institucional

No dia 22 de julho de 1966, às oito e meia da noite, aconteceu a primeira reunião que fundou o então Clube de Diretores Lojistas, atualmente a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). O encontro foi na sede do Clube Blumenauense de Caça e Tiro. Naquela noite 17 firmas, conforme consta na ata, fizeram à adesão ao Clube. A diretoria era composta por seis pessoas e o primeiro presidente foi Alfred Freshel, proprietário da Casa do Americano.

É comum ouvir que o Clube de Diretores Lojistas surgiu da necessidade de criação de um Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), que antigamente tinha o nome de Seproc. Mas é importante ressaltar que a entidade tinha sim outros objetivos, até mesmo porque a gestão do CDL era desvinculada do SPC, com a escolha de um presidente para cada entidade. Mais tarde uma alteração dos estatutos permitiu unir as duas entidades, passando a agregar os sócios de ambas, que foram então classificados em duas categorias: patrimonial e usuário.

Em 4 de agosto de 1967, o ainda Clube de Diretores Lojistas recebeu o título de Utilidade Pública pela primeira vez. O título é atribuído somente às entidades sem fins lucrativos, em reconhecimento a serviços relevantes por elas prestados à sociedade. Em 2015, o documento foi renovado pelo presidente da Câmara de Vereadores de Blumenau, vereador Mário Hildebrandt, e agora está em nome da Câmara de Dirigentes Lojistas.

Ainda sobre o Clube, ele tinha – inclusive registrado em ata – objetivos que a CDL preza até hoje. Entre eles está desenvolver a aproximação entre os dirigentes de lojas a varejo, visando estreitar a camaradagem e a colaboração recíprocas e criar um clima propício à cooperação e troca de informações e ideias e ações conjuntas para problemas comuns. Chama a atenção que naquela época também já foi destacado como objetivo promover o conhecimento aos associados e a cooperação com as autoridades, associados e entidades sociais em tudo que interessa direta ou indiretamente às lojas do varejo.  Outro ponto a ser destacado é a viabilização de serviços de utilidade para os associados.

CDL Blumenau

Em sua história de lutas, conquistas e sucessos a CDL de Blumenau preserva momentos importantes, como a realização de uma convenção nacional de Câmaras de Dirigentes Lojistas, em 1992 e também as convenções estaduais em 1970, 1980, 2005 e 2013. Faz parte também da história da CDL de Blumenau a iniciativa de reurbanização da Rua XV de Novembro e a revitalização de uma construção que faz parte do patrimônio histórico, hoje Alameda Haus. Atualmente, a entidade tem sua sede na Rua XV de Novembro, 759, Shopping H.

Algumas iniciativas do comércio catarinense e até brasileiro foram pioneiras em Blumenau. Foi aqui que os lojistas primeiro apostaram no turismo de compras e na participação do comércio no processo promocional de turismo da cidade.

Ao analisar essa história, temos orgulho em dizer que a CDL segue as suas raízes e busca constantemente aprimorar seus ideais. A poucos a entidade foi agregando novos serviços, campanhas e ganhando a adesão de mais associados. Sempre com o objetivo de propiciar um ambiente favorável ao desenvolvimento dos negócios dos nossos associados, bem como do município.

Entre os diferenciais da CDL Blumenau, está a forte atuação em capacitação. Só nos últimos cinco anos, 21.770 pessoas participaram de cursos, treinamentos e palestras oferecidas pela CDL. É um número impressionante, que atende não só os associados, mas toda a comunidade blumenauense. Todas essas atividades são planejadas e executadas pensando nas demandas dos nossos associados, visando preparar as pessoas para atuar no mercado de trabalho e formar um comércio mais competitivo.

Atualmente a CDL de Blumenau conta com mais de 2.300 associados, num quadro formado por lojas, centros comerciais, prestadores de serviços, shoppings, microempreendedor individual (MEI) e profissionais liberais. Além dos serviços do SPC, são colocados à disposição dos associados planos, estudos, pesquisas, cursos, treinamentos, convênios, produtos, serviços e uma série de outras iniciativas com o propósito de servir de suporte para a atividade.

Auditório CDL Blumenau

Auditório CDL Blumenau

 

Area Administrativa CDL Blumenau

Área admiistrativa CDL Blumenau

 

Sala de reuniões CDL Blumenau

Sala de reuniões CDL Blumenau

Setor de treinamentos da CDL Blumenau

Setor de treinamentos da CDL Blumenau

Certificado Digital CDL Blumenau

Certificado Digital CDL Blumenau

CDL Blumenau

Newsletter

©2016 - CDL Blumenau - Todos os direitos Reservados - Desenvolvido por SEDIG.
Topo