26.11.2008

Entidades empresariais entregam carta de reivindicações para autoridades

Reunidos nesta quarta feira, dia 26 de novembro, pela manhã na Casa do Comércio, os representantes das principais entidades representativas das classes empresariais e de trabalhadores de Blumenau e região, elaboraram um documento direcionado para as autoridades federais e estaduais sobre os recentes acontecimentos lamentáveis que atingiram a comunidade como um todo. No documento, entregue no início da tarde por uma comitiva ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, estão os pedidos como:

TRIBUTOS/IMPOSTOS:

- Liberação emergencial e imediata do Fundo de Garantia por Tempo de Serviços para a região;
- Postergação e parcelamento do pagamento de impostos federais e renegociações até janeiro de 2009;

SISTEMA BANCÁRIO/FINANCIAMENTOS:

- Que os bancos oficiais federais (BB e CAIXA) e bancos privados que tiveram seus compulsórios reduzidos que disponibilizem linhas de empréstimos com carência de 12 meses e juros subsidiados abaixo de 0,5% ao mês as pessoas físicas e jurídicas;
- Criação de linhas de crédito específicas através do sistema financeiro federal para pagamento de aluguéis, férias, folha de pagamento de novembro/dezembro e 13 salário;
- Suspensão da cobrança de juros e multa dos títulos que vencem entre 22 de novembro e 31 de dezembro de 2008;
- Criar linhas de crédito especiais, sem burocracia, via BNDES para reconstruir as empresas atingidas pelas enchentes e enxurradas em Blumenau e região que podem ser operacionalizadas pelos bancos de fomento da região como o BADESC e o BRDE;

RECEITA E POLÍCIA FEDERAL:

- Liberação de mercadorias apreendidas pela Receita Federal e Polícia Federal para doação imediata aos flagelados;

DEFESA CIVIL:

- Reaparelhar e revitalizar o 23 BI para se tornar um centro especializado em resgate de catástrofes, bem como implantar uma Unidade Regional de Defesa Civil para o Vale do Itajaí e sediada em BlumenauINFRA-ESTRUTURA:
- Liberação de recursos federais para refazer a infra-estrutura e reconstrução da cidade.

MORADIAS:

- Moradias: liberação emergencial de recursos do Sistema PAR para a construção de no mínimo 3.000 moradias para as famílias atingidas pela catástrofe.

HOSPITAIS:

- Liberação de recursos a fundo perdido para os hospitais da região

O objetivo principal da solicitação urgente é para que haja um imediato atendimento que dê condições de se manter as condições básicas de sobrevivência da comunidade. Basicamente é necessário manter as necessidades básicas de moradia, alimentação e segurança, também com a manutenção dos empregos e por consequência a geração de renda, que poderá ajudar a recompor todas as perdas materiais, tornando viável o funcionamento e sobrevivência das empresas. Complementando as reivindicações, ao Governador do Estado, Luiz Henrique da Silveira, também será entregue um documento com o seguinte conteúdo:

- Postergação por 120 dias do ICMS e demais impostos estaduais e o pagamento de forma parcelada;

- Liberação de recursos estaduais para refazer a infra-estrutura da cidade e região;

- Interagir com o Governo Federal para agilizar a liberação de recursos federais do PRONAF para a agricultura familiar;

- Liberação e transferência de créditos acumulados de ICMS.

Com estas estratégias encaminhadas, cada segmento participará em outras rodadas de assuntos relacionados ao governo municipal, sempre buscando uma condição de conforto e garantia para as famílias da região. Assinaram o documento, dirigentes como os presidentes da CDL, Sindilojas, ACIB e AMPE, Marcelino Campos, Alexandre Ranieri Peters, Ricardo Stodieck e Sônia Medeiros, bem como o presidente do SINTEX, Ulrich Kuhn, e líderes de entidades como SESCON, Sindivest, SIHORBS, Sindicato dos Bancários, entre outros.