05.12.2008

Programação do Natal Alles Blau - Blumenau é apresentada à imprensa

Um estímulo para o recomeço

A ressaca das enchentes de 1983 e 1984 mobilizou a comunidade blumenauense para a criação da Oktoberfest, que se tornaria a maior festa alemã do Brasil. Nesta semana, ainda sob os abalos da maior tragédia climática já ocorrida em Santa Catarina, lideranças empresariais e representantes de setores públicos voltaram a se unir para dar forma ao “Natal Alles Blau Blumenau”, um programa natalino que pretende resgatar a auto-estima da população e mostrar ao País, a capacidade de recuperação da região.

Programação
A proposta é que até o dia 24 de dezembro, a cada dia, a cidade tenha pelo menos um evento cultural, social ou religioso. A agenda do Natal Alles Blau Blumenau teve como ponto de partida os eventos já programados para o Feliz Natal em Blumenau (liderado pela Secretaria de Turismo, ACIB, CDL, Sindilojas e Blumenau Convention & Visitors Bureau). A programação original está sendo incrementada com novas ações, marcadas por simbolismos.
A exemplo da iluminação de um tannembaun de 20 metros de altura (espécie de árvore natalina usada na Alemanha), que representará o recomeço. Em outra ação beneficente, empresas e entidades são convidadas a apadrinhar a decoração de dezenas de árvores natalinas. Celebrações ecumênicas em homenagem às vítimas e visitas do Papai Noel aos bairros e abrigos, também integram a agenda.
A mobilização dos vários segmentos sociais e econômicos também facilitou a atração de grandes eventos. Entre eles, um espetáculo do Balé Bolshoi, de Joinville; um leilão beneficente com a presença do tenista Gustavo Kuerten, a realização de um show nacional, além do desfile-show Parada dos Sonhos - com carros alegóricos e artistas de rua - oferecido pela CDL de Florianópolis, em parceria com o governo do Estado.
A agenda estende-se a São Paulo, onde será realizado um grande bazar com participação das mais renomadas marcas da moda brasileira, que terá a renda revertida às comunidades atingidas pelas águas.

Retomada do comércio
O segmento varejista está sendo estimulado a integrar o projeto Natal Alles Blau Blumenau, através da decoração de fachadas e vitrines. Para isso foi fundamental a parceria da Taschibra, fabricante de luminárias, que está disponibilizando artigos de iluminação natalina a preço de custo, com descontos e condições especiais de pagamento. Estas facilidades estendem-se ao comércio nos bairros, para permitir que o espírito de Natal contagie todas as regiões da cidade.

Uma campanha de todos nós
Várias entidades e empresas já estão envolvidas na realização do Natal Alles Blau Blumenau. Mas esta realização está aberta também à adesão de outros segmentos econômicos e sociais de Blumenau e região. Patrocínios e apoios são bem-vindos, para viabilizar algumas ações planejadas, mas que ainda dependem de recursos para serem confirmadas.
Um apelo especial é dirigido à mídia regional, conclamada a mobilizar suas forças nacionais para fazer desta programação uma boa notícia sobre Blumenau. A ampla cobertura das cheias pelas redes nacionais foi fundamental para sensibilizar o Brasil à solidariedade num momento de grande necessidade. Mas entendemos que agora é hora de mostrar ao País o que Blumenau tem de melhor. Ressaltar a beleza de uma cidade que em breve estará recuperada, revelar a força dos blumenauenses para reconstruir suas vidas e a sua capacidade de transformar uma tragédia em oportunidade para crescer.
Esta preocupação não é só de Blumenau, mas do Estado, que já começa a sentir os reflexos da catástrofe. Cancelamentos de reservas para a alta temporada turística, bem como de eventos programados para 2009, somam-se a uma perceptível retração nos negócios nas principais indústrias da região, o que deixa o setor econômico e o poder público em alerta.

Referência nacional
Os objetivos prioritários do Natal Alles Blau Blumenau são dar continuidade à corrente de solidariedade iniciada já nos primeiros dias da tragédia, além de devolver o ânimo às famílias, recuperando o sentido natalino, especialmente entre as comunidades mais atingidas. A proposta é que a programação estimule também a economia e repercuta para o Brasil, um exemplo de superação, para mostrar que a cidade e a região não se entregam às forças de uma calamidade.
O projeto Natal Alles Blau Blumenau surge com a visão de se tornar, em 10 anos, o evento natalino mais importante do Brasil, impulsionando o turismo na região, assim como foi a Oktoberfest, a partir das enchentes da década de 80.

Entidades envolvidas:
ACIB, AMPE, Blumenau Convention & Visitors Bureau, CDL, FCBlu, FURB, Santur, Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, Secretaria de Turismo/PMB, Sihorbs, Sindilojas, Sinduscon, Teatro Carlos Gomes.

Empresas e entidades que já estão engajadas:
Baumgarten, Dudalina, Eisenbahn, Havan, Hering, Joy Branding & Design, Kyly, Marisol, Moinho do Vale, Nestlé, New Age Comunicação, Pfau Comunicação, Sara Fogaça Decorações, Taschibra, Tecnoblu, Uniasselvi, Unimed.

Esperamos que o nome da sua empresa ou entidade passe a integrar esta lista em breve. Entre em contato e saiba como ajudar!

Comissão de divulgação:
Marli Rudnik – (47) 3340-8208 ou 9980-2356