26.01.2009

41ª Convenção Estadual do Comércio anima lojistas

O evento foi lançado dia 20 e deve atrair 2,5 mil catarinenses em maio, mês em que será realizado
Já estão adiantados os preparativos para a 41ª Convenção Estadual do Comércio Lojista, que acontece nos dias 28, 29 e 30 de maio em Joinville e é promovida pela CDL da cidade com o apoio da FCDL/SC. Os organizadores esperam receber 2,5 mil pessoas de todo o Estado. “A expectativa é das melhores possíveis. Queremos fazer a maior e melhor convenção desse tipo que Santa Catarina já viu”, afirma Luis Carlos Steinck, coordenador do evento e vice-presidente financeiro da CDL Joinville.
Até agora, os palestrantes confirmados são Max Gehringer (administrador de empresas e escritor), Gloria Kalil (consultora de moda), Emerson Kapaz (diretor executivo do Instituto para o Desenvolvimento do Varejo e sócio-gerente da Elka Plásticos Ltda), Eduardo Oltramari (sócio da Unicenter Administração e Participações, empresa especializada em idealizar, planejar e gerir shoppings), Paulo Storani (Secretário Municipal de Segurança Pública de São Gonçalo, RJ, ex-capitão do BOPE e consultor de Operações Especiais do filme "Tropa de Elite") e Mario Castelar, diretor de inovação da Nestlé.
Os outros palestrantes ainda não foram confirmados, mas a comissão organizadora espera fechar a agenda até fevereiro. O objetivo é trazer para o Estado pessoas que nunca antes fizeram palestras aqui. Neste ano, o tema da convenção é “Varejo Criativo” e os palestrantes serão orientados para falar sobre isso em suas palestras. “O varejo, hoje, tem que ser rápido, não se pode esperar muito para tomar as decisões. As palestras vão falar sobre inovação e como criar soluções”, explica Steinck.
Junto à 41ª Convenção Estadual do Comércio Lojista acontecem quatro eventos paralelos: além da Expocomércio – Feira de Fornecedores do Comércio Lojista, haverá o 1º Encontro Estadual da CDL Jovem, o 1º Encontro Estadual de Empreendedoras e o 1º Encontro Estadual das Videolocadoras. Enquanto as palestras e workshops da Convenção serão na parte da tarde, no Centreventos Cau Hansen, os demais encontros acontecem na parte da manhã.
Entre as atrações culturais confirmadas estão uma apresentação do grupo principal da Escola do Teatro Bolshoi na abertura do evento e o espetáculo teatral Tangos e Tragédias. Apesar das atrações, o presidente da CDL Joinville e membro da comissão organizadora, José Manoel Ramos, diz que a inovação desta Convenção é que ela vai ter um foco mais técnico e menos cultural do que nas edições anteriores. “Queremos que o lojista tenha a sensação de que valeu a pena vir, que ele vai poder implantar o que aprendeu quando voltar para casa”, afirma Ramos.
A Convenção foi lançada na mesma noite da posse da nova diretoria da CDL de Joinville. O lançamento estadual vai acontecer em Florianópolis, mas ainda não tem data marcada. Mais informações através do site: www.41convencaolojista.com.br.