04.02.2009

Expectativa é que 5% dos empregados temporários sejam contratados em Santa Catarina

Quem conseguiu uma vaga temporária no comércio desde o final do ano passado, terá que mostrar mais empenho para garantir a efetivação. Ao contrário da média dos últimos anos, que é de 10%, a expectativa nacional é efetivar apenas 3% dos temporários neste início de 2009, diante do cenário de turbulência global.
Santa Catarina aparece numa situação melhor, com perspectiva de contratar pelo menos 5% — otimismo que aumenta na Capital, onde a projeção é manter a média dos 10%. As efetivações ocorrem ainda neste primeiro bimestre.
A estimativa para o mercado brasileiro é da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), que representa 2,5 milhões de estabelecimentos no país. Em Santa Catarina, o presidente da Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas (FCDL) do Estado, Sérgio Alexandre Medeiros, diz que o movimento turístico no litoral favorece o comércio, o que justifica a projeção maior que a média nacional.
Medeiros lembra que diante da menor contratação neste ano, os funcionários temporários terão que demonstrar muito bom desempenho diante da seleção rigorosa. A média de efetivação prevista em 5% deve representar cerca de 400 vagas em todo o Estado — 100 delas em Florianópolis.

Promoções para segurar demanda
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Florianópolis, Osmar Silveira, diz que na Capital ainda espera-se manter a taxa de 10% da efetivação, ficando dentro da média dos anos anteriores, devido à esperada ampliação da temporada de turismo até depois do Carnaval.
Para o presidente da Federação do Comércio de Santa Catarina (Fecomércio), Antônio Edmundo Pacheco, embora o Estado também sinta os reflexos da turbulência global, as promoções realizadas pelas lojas catarinenses estão segurando a demanda.
— São liquidações em níveis que não conhecíamos, promoções importantes para a manutenção de vendas e também dos empregos — destaca.