13.02.2009

Sindilojas e CDL orientam lojistas sobre o funcionamento do comércio no Carnaval

O Sindilojas e a CDL estão orientando os lojistas associados a respeito do funcionamento do comércio no Carnaval, conforme Convenção Coletiva de Trabalho firmada. Será considerada folga a terça-feira de Carnaval (24/02), sendo que é facultativo às empresas trabalharem neste dia. A folga pode ser antecipada para a segunda feira (23/02). Também ficou estabelecido que as empresas arcam com 50% das horas desse dia e os empregados com os outros 50% das horas, este último, como forma de compensação. Importante alertar que é facultativo as empresas trabalharem nestes dias (segunda e terça-feira de carnaval), contudo, se assim o fizerem, terão de conceder a sua escolha, durante a vigência desta Convenção (até 31.07.09), a folga compensatória aos empregados em outro dia, arcando integralmente com as horas, sem direito a compensar a parte dos empregados. Por fim, cumpre esclarecer que na questão aqui tratada, os empregados não farão jus à ajuda de custo. Fica então a decisão de acordo com as preferências e necessidades de cada empresário. A CDL esclarece também que o SPC - Serviço de Proteção ao Crédito estará funcionando normalmente, nos dois dias. As entidades aproveitam para lembrar que é importante as empresas levarem em consideração o movimento turístico na cidade neste período, principalmente por conta dos eventos que estão sendo programados pela Secretaria de Turismo e que visam atrair turistas e visitantes para Blumenau. Informações adicionais ou dúvidas podem ser esclarecidas com o Sindilojas, pelo telefone 3221-5750 ou pelo e-mail sindilojas@sindilojasblumenau.com.br.