Notícias

23.03.2009

CDL Blumenau coordena Plano Integrado de Turismo de Compras no Vale Europeu

Compartilhe: Google+

O Plano Integrado de Turismo de Compras no Vale Europeu está sendo elaborado por representantes do poder público e entidades de classe de municípios da região, com o apoio do Governo Estadual, através do Secretário de Desenvolvimento Regional de Blumenau, Paulo França e de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel.
A primeira reunião foi realizada no último dia 18, quando o projeto foi lançado. “A intenção é despertar todo o potencial turístico e econômico de forma integrada em nossa região. Este projeto é uma oportunidade para colocarmos o turismo como fomentador de uma nova visão”, afirma o secretário Paulo França.
O projeto contará com uma comissão técnica, coordenada pela CDL - Câmara de Dirigentes Lojistas de Blumenau, que trabalhará em duas frentes: o fortalecimento do turismo de compras, por meio de investimentos em infraestrutura, e a promoção e divulgação dos eventos realizados durante o ano, em um calendário unificado.
“Uma iniciativa como esta não fortalece apenas o comércio, mas também a indústria, a geração de empregos, a economia como um todo”, comenta o secretário Gilmar Knaesel.
O segundo encontro aconteceu na Casa do Comércio, no dia 20 de março, e contou com a assessoria e orientação técnica da turismóloga e professora Elisa Liz, que veio especialmente de Florianópolis para passar informações aos participantes a respeito do processo de desenvolvimento do projeto, indicando, entre outros fatores, o que será explorado e quais as principais preocupações do setor.
A comissão tem agora um prazo de 15 dias para a apresentação do projeto ao Conselho de Desenvolvimento Regional de Blumenau. Em seguida, será encaminhado à Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte. Cada município participante deverá elencar os eventos programados e especificar os roteiros turísticos, para que sejam inseridos no projeto.
“Com ações isoladas se perde muito dinheiro. A integração permite resultados muito mais expressivos no setor turístico e econômico da região”, destaca o presidente Marcelino Campos.
O Programa Turístico do Vale Europeu conta com outros 13 segmentos, além do Turismo de Compras que será o primeiro a ser colocado em prática. Entre eles estão, por exemplo, o Cultural, o Gastronômico, o Rural e o Religioso.
O Plano Integrado de Turismo de Compras será realizado nas cidades integrantes das SDRs de Blumenau (Gaspar, Pomerode, Luiz Alves e Ilhota), Rio do Sul (Agrolândia, Agronômica, Braço do Trombudo, Laurentino, Rio do Oeste e Trombudo Central), Timbó (Ascurra, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Indaial, Rio dos Cedros e Rodeio) e Brusque (Botuverá, Canelinha, Guabiruba, Major Gercino, Nova Trento, São João Batista e Tijucas).

 

Newsletter

Sistema CNDL
©2016 - CDL Blumenau - Todos os direitos Reservados - Desenvolvido por SEDIG.
Topo