16.03.2009

Comércio de SC passa longe da crise

A crise ainda não bateu às portas do comércio. Os lojistas catarinenses começaram o ano com o pé direito. As vendas em janeiro cresceram 0,9% em relação a dezembro, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com o início do ano passado, a expansão foi de 11,7%.
Um dos itens que mais puxou o crescimento do varejo foi o de supermercados, que cresceu 14,13%. Os reflexos da enchente e a liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para os atingidos, principalmente no Vale, contribuíram para o crescimento nas vendas de móveis e eletrodomésticos (5,69%) e de material de construção (2,75%).
As vendas de carros também estão em alta. Dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), 13,93% a mais que no mesmo período do ano passado.
No Brasil, as vendas do setor cresceram 1,4% ante dezembro, contrariando as previsões de queda. Na comparação com janeiro do ano passado, houve alta de 6%. Hiper e supermercados e móveis e eletrodomésticos garantiram os bons resultados.
Os analistas de mercado financeiro esperavam, em média, um recuo 0,1% nas vendas ante mês anterior no país. O técnico da coordenação de comércio e serviços do IBGE Reinaldo Pereira atribuiu a boa surpresa especialmente às promoções de começo de ano para esvaziar estoques.

Fonte: Jornal de Santa Catarina