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19.03.2009

Decoração de Páscoa desperta consumo

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Datas especiais exigem planejamento para enfeitar vitrines, o que contribui com as vendas
Ainda faltam alguns dias para a Páscoa, mas os lojistas dos ramos mais apelativos a esse período já se preocuparam em decorar suas vitrines. Varejistas que não pertencem aos setores mais ligados à comemoração também despertaram para a importância de mostrar uma vitrine com um toque de Páscoa. Isso porque investir na decoração e destacar o produto comercializado pela loja com motivos de Páscoa integram os caminhos indicados por especialistas e lojistas para aumentar o retorno financeiro.
Para a especialista em decoração de vitrines, Patrícia Gallotti, o lojista deve enfeitar o ponto-de-venda um mês antes da comemoração, para aproveitar bem esse período, e retirar a decoração na semana seguinte ao domingo de Páscoa. Segundo ela, lojistas dos mais variados setores podem enfeitar a loja com motivos de Páscoa. “Mas há ramos extremamente apelativos que não podem deixar de decorar suas vitrines, como lojas que vendem chocolates, setor infantil, de decoração e artesanato”, enfatiza. Patrícia conta que decorou uma vitrine com temas de Páscoa para uma loja de cama, mesa e banho e que, atualmente, as livrarias e lojas de brinquedos também estão despertando para esta época. “Na verdade, a escolha ou não de enfeitar a vitrine depende muito do gosto e perfil do lojista”, opina.
A Páscoa pede símbolos tradicionais para os enfeites. “Coelhos, cenouras, ovos e ninhos são os principais elementos que remetem à data e por isso devem ser usados para a decoração”, diz Patrícia. Entretanto, ela destaca que o mais importante é o produto. “É essencial que o cliente saiba o que a loja está vendendo, já que os elementos decorativos só ajudam a destacar o produto”, lembra.
Em relação aos custos para decorar uma vitrine, Patrícia argumenta que o lojista deve elaborar um planejamento. “O varejista pode limitar um orçamento e o vitrinista deve trabalhar em cima disso. Nossa função é passar uma ideia de como ficará a vitrine e a do lojista é opinar e alterar a formatação se quiser”, explica. Explorar a criatividade, buscar novas formas de exposição dos elementos decorativos e a experiência do dia-a-dia são fatores considerados por Patrícia como essenciais para decorar com sucesso.
A loja Casa Barraquinha, de Joaçaba (SC), que comercializa um mix variado de produtos, oferecendo mais de 20 mil itens, tem o hábito de alterar os enfeites das vitrines toda a semana. “Desde os primeiros dias de março já estávamos com a vitrine decorada com itens de Páscoa e estamos sempre renovando”, diz o gerente André Ricardo Balan. Ele conta que uma funcionária da loja é quem faz a decoração. “Ela já está acostumada a fazer esse trabalho e sempre decora a vitrine em datas especiais”, afirma.
Neste ano, a Casa Barraquinha buscou um diferencial para atrair mais clientes na Páscoa, optando por vender chocolates de Gramado (RS). “É difícil concorrer com os supermercados da região que lideram a venda de ovos de Páscoa, então procuramos trazer algo novo”, revela Balan. Os chocolates de Gramado são envolvidos por embalagens especiais e estão dispostos em cestas e bandejas, conferindo uma decoração mais charmosa à vitrine, ressalta o gerente.
Na opinião de Balan, a vitrine é um recurso que garante retorno. Em uma pesquisa realizada recentemente por uma universidade da região de Joaçaba foi constatado que a vitrine aparece em segundo lugar entre os itens que mais chamam a atenção dos consumidores. “Aqui percebemos isso, pois a grande maioria dos clientes entra na loja procurando algum produto da vitrine”, ressalta.
A loja Camerata, de artigos de cama, mesa e banho, localizada em Palhoça (SC), também valoriza a decoração. A gerente, Letícia Ferreira Siegel, explica que as vitrines estão sempre decoradas, especialmente em datas especiais. “Nas comemorações procuramos priorizar o tema ligado à data, isto deixa a loja mais animada e culturalmente atualizada”, esclarece Letícia.
A gerente conta que quando não há uma data festiva próxima, as vitrines são renovadas toda a semana pela equipe de funcionários da loja, mas, para as datas comemorativas, a decoração é feita por um profissional para focar algum alvo promocional de acordo com a data.
Letícia defende que uma vitrine bem atrativa é a melhor forma de expor o produto, além de valorizar toda a loja. “Entre toda a concorrência do mercado, precisamos inovar, mostrar novidades aos nossos clientes, surpreendê-los e fazemos isso através da vitrine”. Na avaliação da gerente, o retorno da decoração é imediato. “A atração das pessoas por novidades e produtos bonitos e bem explorados é impressionante, mantém ou aumenta o fluxo de pessoas na loja”, conclui.

 

Contatos:
Patrícia Gallotti: (48) 3241-4012/ E-mail: [email protected]
Casa Barraquinha/ André Ricardo Balan: (49) 3522-1238/ E-mail: [email protected]
Loja Camerata /Letícia Ferreira Siegel: (48) 3286-7820 / E-mail:  [email protected]

 

Fonte: FCDL/SC

 

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