03.07.2009

Cursos de aprimoramento são as maneiras mais eficazes de profissionalizar o varejo e, consequentemente, melhorar o seu faturamento
Curso "De olho na fraude" promovido pelo Inovar na CDL Lages.Manter uma equipe de colaboradores motivada e ainda atualizada com as novas tecnologias e interesses da empresa nem sempre é fácil. Diante dessa questão, algumas Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) de Santa Catarina disponibilizam aos associados e comunidade cursos, treinamentos e palestras para capacitar e qualificar os profissionais que atuam no comércio. Além desse propósito, os treinamentos promovidos pelas CDLs reforçam o papel da entidade de profissionalizar o varejo e estimular as vendas.

A CDL de Lages criou, em setembro de 2008, o Instituto de Orientação do Varejo (Inovar) com o propósito de oferecer suporte técnico e treinamento para associados e não associados e, consequentemente, qualificar o comércio varejista e atacadista da região. Em nove meses de funcionamento mais de 1,3 mil pessoas já participaram de cursos, workshops, palestras e treinamentos.

Na visão de Kellen Berteli, coordenadora do instituto, a concorrência cada vez maior estimula mudanças no comportamento das pessoas e uma equipe bem treinada e preparada profissionalmente pode perceber essas transformações e contribuir para o crescimento e desenvolvimento das empresas. Kellen avalia positivamente os cursos de aprimoramento e destaca que alguns treinamentos, sobretudo aqueles que utilizam técnicas diferenciadas que desafiam os participantes a testar suas habilidades físicas, mexe muito com as pessoas. “Essas vivências fazem com que as pessoas se desafiem, vençam seus medos e, assim, conheçam um pouco mais sobre o que realmente são capazes de realizar, aumentando a autoestima e, desta forma, sua produtividade”, analisa Kellen.

Os cursos do Inovar são programados a cada três meses, sendo realizados, no mínimo, dois cursos mensais. Para o mês de julho serão realizados os cursos “Fraudes documentais e golpes comerciais” e o “Programa de Desenvolvimento de Lideranças e Competências Gerenciais”. E no mês de agosto acontece o curso “Segredo do Crédito”. Todos os treinamentos são realizados na CDL de Lages.

Escola do varejo

Com atuação desde 2002 na CDL de Blumenau, o Centro Educacional Varejista (CEV) é a principal escola do varejo em Blumenau. O CEV mantém um programa permanente de cursos abertos ao associado e à comunidade, além de projetos customizados "in-company" para atender demandas específicas de empresas e demais entidades de classe. Um exemplo deste tipo de treinamento foi o curso “A arte de Vender Mais e Melhor”, realizado pelo Centro Comercial e Industrial (CIC) de Blumenau. “A iniciativa da associação dos lojistas permitiu a capacitação de mais de cem colaboradores do CIC, em um dos mais bem avaliados treinamentos que já realizamos,explica Fabio Roberto Ghedin”, coordenador do CEV.

Segundo Ghedin, outro projeto in-company de sucesso foi o curso “Atendimento e Recepção a Clientes”, em parceria com o Sindicato da Indústria de Panificação de Blumenau (Sindipan). Focado na realidade de atendentes e balconistas de panificadoras, o curso capacitou aproximadamente 70 pessoas. "Os dois treinamentos são fruto da visão de dirigentes e empresários que acreditam que este é o melhor momento para investir em capacitação de pessoal", avalia. Além dos cursos, o CEV também promove palestras com grandes nomes do varejo e negócios. Um dos projetos já colocados em prática pelo CEV foi a palestra “Prepare-se para Vender Mais”, do consultor Artur Ximenes, que reuniu cerca de 300 pessoas em abril no Hotel Himmelblau.

A customização de programas de capacitação para diferentes áreas de varejo ou serviços também integra a área de atuação do CEV."Neste caso, podemos fazer um curso de atendimento para óticas bastante diferenciado em relação a um curso similar para postos de combustíveis, por exemplo", esclarece Ghedin. O coordenador do CEV enfatiza que é importante desenvolver capacitações e treinamentos adaptados às características de cada segmento."Qualquer setor que tenha relacionamento direto com o público pode entrar em contato com o CEV, porque há condições de adaptar ou criar projetos exclusivos",destaca.

Vivemos um momento de alta competitividade, por isso é preciso acompanhar a nova postura do consumidor que está mais exigente, mais bem informado e tem muita opção ao seu dispor, defende Ghedin. Para ele, bom atendimento, profissionalismo e atenção redobrada ao que o cliente realmente deseja são fundamentais para os negócios. "Liderar é dar exemplo e só há comprometimento na frente de loja quando todos sentem que esta é a cultura disseminada pela direção da empresa", finaliza o coordenador.

Coordenadora do Inovar/CDL Lages: Kellen Berteli
Tel: (49) 3221- 7007
Site: www.cdlages.com.br/inovar

Coordenador do Centro de Educação Varejista da CDL Blumenau: Fabio Roberto Ghedin