24.07.2009

Varejo está confiante para o Dia dos Pais

Mais uma data comemorativa se aproxima e o varejo se prepara para atender os clientes no Dia dos Pais, celebrado neste ano no dia 09 de agosto. A data, considerada a quarta mais importante para o comércio, aliada às liquidações de inverno deve incrementar o faturamento dos lojistas, porém as expectativas de vendas, com o movimento reprimido do comércio, indicam a comercialização de produtos de valor mais baixo.
A liquidação de inverno vai ajudar o comércio a respirar e o Dia dos Pais também deve movimentar as lojas, registrando crescimento de 3% nas vendas, em relação ao ano passado, na semana que antecede à comemoração, analisa Sérgio Medeiros, presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC). “Na semana anterior ao Dia dos Pais, muitas pessoas procuram as lojas para presentear, porém depois passa a vontade de comprar”, afirma.
Segundo Medeiros, a tendência para o faturamento do comércio durante o mês de agosto é seguir a mesma linha do ano passado, com crescimento de 1% a 2%. “Em datas comemorativas se percebe uma melhora nas vendas, porém essa situação não prossegue até final do mês, mesmo com a comemoração do Dia dos Pais”, acredita.
Medeiros acrescenta que a tendência para data é que os consumidores prefiram comprar presentes de valor mais baixo e pagar à vista para escapar de juros e parcelamentos. Entre os produtos mais procurados estão os cosméticos, que têm registrado crescimento nos últimos anos, além de itens eletrônicos, livros, áudio books e telefones celulares.
A loja Homem Moda, de Araranguá, está se preparando para a data com divulgação na mídia, outdoor e embalagens, conta a proprietária Enir Machado Fernandes. Ela comenta que a loja, especializada em confecção masculina, está oferecendo até 40% de desconto nas peças. “Com todas essas ações, estamos esperançosos que as vendas melhorem”, afirma.
Para José Adairton Silveira Ramos, proprietário da loja de calçados e confecções A lançadora, de Itajaí, a data é importante para o comércio. “A empresa está preparando uma bonificação especial para quem escolher a loja para comprar: conforme a compra, o cliente ganha um presente”, explica. Adairton acredita que as vendas devem ser menores que as do ano passado, devido à enchente no final de 2008, que reduziu o poder de compra dos consumidores. “Mas estamos nos adaptando às necessidades dos clientes, para tentar recuperar as vendas, oferecendo prazos mais longos”, revela.

Contatos:
Sérgio Medeiros -FCDL/SC: (48) 3251-5100