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06.08.2009

Acompanhe aqui o relato da missão lojista à Orlando, nos Estados Unidos

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PRIMEIROS CONTATOS

“Hoje tivemos a primeira reunião da missão Orlando e nela recebemos informações a respeito da economia do mundo, dos Estados Unidos da América, do estado da Flórida, da região metropolitana de Orlando e sobre Orlando. Vamos conhecer um pouco mais, então, sobre aquele que é considerado o mais avançado varejo do mundo:

Dados do Varejo Americano:
- Os 250 maiores varejistas do mundo tiveram um crescimento médio de vendas por ano (2001 a 2007) em torno de 7,3%. A América Latina apresentou crescimento de 18,3%. E os Estados Unidos tiveram um crescimento médio de 8,3%.
- Número médio de países em que as Top 250 trabalham:
Em 2000 (5,0%); Em 2007(6,8%)
- As maiores do mundo são: Walmart, Carrefour, Tesco, Metro, Homedepto.
Orlando – Florida:
A região é formada por quatro concados(Região Metropolitana), Osceola,
Orange, Seminola e Lake – População destas regiões – 2,054 milhões de pessoas.
Orange – aproximadamente 1 milhão de pessoas.
Orange é um dos 67 condados dos Estados Unidos e onde se encontra Orlando.
A principal via de trânsito é a Interstate Four.
Cidade de Orlando possui 213.000 habitantes e 48 milhões de visitantes por ano.
Infraestrutura: 500 hotéis; 112.00 quartos; 5.100 restaurantes; 176 campos de golfe; 800 quadras de tênis: 2.000 lagos
O que é Orlando: Destino Turístico para as Famílias – Destino de Negócios –
Destino de compras –
Uma marca, Uma experiência.
Viagem técnica é um meio, não um fim.
Aproveitamos para mostrar alguns registros fotográficos das visitas técnicas
e da cidade de Orlando”.

 

 

PALESTRA MERCADO IMOBILIARIO DE ORLANDO

“Durante a apresentação foram transmitidas informações sobre alguns fatores que geraram a crise imobiliária nos Estados Unidos, como por exemplo, especulação de preço, crédito excessivo, quando se comprava uma casa e ainda saía com dinheiro no bolso, falta de critério e regulação.
Após passou-se a traçar um painel da situação do mercado imobiliário atual em Orlando. O IPTU corresponde a 1,5% do imóvel anual.
- A empresa do palestrante, Casasnadisney, loca casas na Disney para pessoas que vêm para Orlando. Presta serviço full de contabilidade, tradução, finanças, abertura de contas e transferência de recursos, dentro outros apoios. Também mobília e decora a casa do cliente e contrata serviços como TV a cabo, telefone e licenças.
- Hoje um imóvel é locado por 9 a 10% do valor do imóvel anual.
- O financiamento é de até 30 anos, mas, hoje, a vantagem é comprar a vista, pois você pode ter até 50% de desconto.
- O custo de aquisição atualmente de um imóvel é bem mais barato do que o de uma construção. Por este motivo, hoje, a construção está num ritmo mais lento.
- O aluguel de uma casa com  3 quartos, com  bastante conforto, para um período de 10 dias, custa aproximadamente US$ 150 diários.
 - Um terreno de 1.000 metros deve custar mais ou menos US$ 70.000 e a construção fica em aproximadamente US$ 700 por metro quadrado.
- As regras do mercado são conhecidas e bem difundidas e você sabe o que pode fazer no terreno que você pretende comprar.

 

 

ROBB & STUCKY INTERIORS

“Em nossa primeira visita formo atendido por Virginia Nielsen.
A ROBB & STUCKY INTERIORS é uma loja de interiores (móveis e decorações) com 12 lojas na Florida e que está expandindo para Las Vegas e Dallas. A empresa foi fundada em 1915.
Hoje este  estabelecimento está vendendo muito para brasileiros, pois são móveis de alto padrão e que no Brasil, além de não se encontrar com facilidade, os preços são mais elevados. Por exemplo: um sofá de altíssimo padrão aqui na Florida sai por 7.000,00 reais e uma cama por 4.000,00 reais.
Os móveis são feitos, na sua maioria, na Carolina do Norte, onde também acontece a maior feira de móveis, que tem o nome de High Point.
Segundo Virginia Nielsen, o consumidor americano não pede desconto. Ele paga o preço estabelecido, pois entende que vale.
As vendas são na grande maioria, à vista(no cartão) ou em até 6 vezes, através do cartão. Até existe a prática de se fazer em duas vezes, mas ficam com o número do cartão para dividir e debitar a conta no mês seguinte.”

 

 

SHOPPING MILENIA

“No SHOPPING MILENIA- THE MAL AT MILENIA UM SHOPPING DIFERENTE E LUXUOSO fomos atendidos por Stive e Blenda.
Este shopping é o mais novo de Orlando e foi concluído em 2002. Sua venda foi complicada em função dos acontecimentos na época do 11 de setembro. Em sua abertura tinha 80% de suas lojas locadas(em média por 7 anos, e para locar são realizadas pesquisas para escolher a loja nos Estados Unidos e até em outros países)
O empreendimento tem quatro pilares, que foram fundamentais no planejamento do negócio:
1 – Lojas de Departamentos que não existem na região(Macy´s);
2- 50%  do mix de lojas são pequenas lojas;
3- Grandes marcas de restaurantes;
4- Investimentos em aspectos arquitetônicos e ornamentais para agradar os visitantes.
- Três aspectos fundamentais que você deve olhar quando vai abrir um negócio: 1 – Localização; 2 – Localização e 3 – Localização.
- O shopping está localizado em uma via que trafegam 130 mil veículos por dia e está eqüidistante da zona residencial e da zona de parques(em torno de 15 minutos).
- 65% do público e de residentes e 35% é de turistas, em faturamento, sendo que o turista tem  um ticket médio maior.
- Investir em marketing da forma que o cliente quer, na forma certa.
- O sucesso é medido pelo tráfego e pela venda por metro quadrado, sempre buscando aumentar a venda por metro quadrado.
- É exigido muito das lojas, zelando para que prestem um ótimo serviço ao consumidor, mas o treinamento são efetuados pelas empresas mesmo, o shopping faz a gestão.
- 42.000 metros quadrados de área bruta locável e 85.000 m2 de área total. Aproximadamente, 150 lojas. Vacância em torno de 2%, com pretensão de chegar a 1%.
- O Shopping tem 5.500 vagas de estacionamento, sem cobertura, pois estatísticas levantaram que é mais seguro do que fechado.  Não tem cinemas, pois os empreendedores entendem que a pessoa fica por três horas no estacionamento sem comprar e existem três cinemas a menos de três minutos do local.
- O shopping possui cinco restaurantes completos e três de alimentação com  buffer e mais a área de alimentação.”

 


 
IKEA

“Nossa terceira visita foi na loja IKEA que é a maior rede de lojas de móveis do mundo, e que tem 60 anos no mundo e 20 anos nos Estados Unidos. A rede possui 35 lojas nos Estados Unidos e 200 no mundo.
- A loja que visitamos tem dois anos, 28.000 m2 de área e mais ou menos 10.000 itens. Existem produtos com até 25 anos de garantia, vendas por catálogo e por web site também
- Os produtos comercializados pela Ikea são projetados pela empresa e produzidos no resto do mundo
- Para trabalhar nestas lojas, as pessoas tem que ter o espírito da Ikea(Alegria e Comprometimento) e um treinamento de quatro meses para começar a trabalhar na empresa. Hoje trabalham aproximadamente 300 pessoas.
- Esta loja trabalha com as informações dos produtos em vários locais e as etiquetas tem muito mais que o preço, apresentando informações completas. O atendimento é feito quase que na sua totalidade no sistema self service.
- Foco: “Nossa grande idéia é o Menor Preço’.

 

 

PALESTRA COM SILVIA PIRES DA SANTOS LOW FIRM SOBRE NEGOCIOS NOS EUA

- Primeiros passos para abertura de seu negócio
1 - Registro do Negócio
2 - Selecione a localização
3 - Registro no Estado da Florida(E.I.N.)
4 – Informações sobre Acordo Internacional
5- Uso e Licenças
6 – Recursos disponíveis
Vantagens e diferentes ramos
TIPOS DE EMPRESA:
1- Corporation – É tratada em termos de impostos como Jurídica e Individual – Pode criar uma outra empresa com outro ramo, dentro desta mesma empresa.
2- Limited Liability Company – Na maioria dos casos este é o modelo utilizado, pois é tratada em termos de imposto como individual – Tem um prazo limitado de existência, mas pode ser por 30 anos.

 


 
SAM’S CLUB

“Aberta há seis anos esta loja é de um grupo de 592 lojas nos Estados Unidos, 29 lojas no México, quatro em Porto Rico, uma na China e muitas outras em vários lugares no mundo. Possui 2.000.000 de funcionários no mundo, sendo que  a primeira loja foi fundada em 1.983,  por Sam Walton. Trabalha com vendas em atacado em embalagens maiores com mais unidades, conseguindo assim preços melhores, vendendo principalmente para restaurantes e hotéis. Esta loja vende 25 milhões de  dólares ano e pelo seu tamanho de 14.000 m2, ela tem uma produtividade baixa, tendo 33.000 ítens e quando tem um item novo, algum item tem que sair.
Todo estoque da loja está em pallets(estrados) e dentro dela, com uma linha completa para padarias, eletrônicos , frutas, verduras, congelados, refrigerados, pneus, ótica, joalheria e farmácia. Esta, inclusive, tem uma promoção de remédios genéricos em que uma pessoa com uma prescrição médica paga US$ 4,00 por mês e tem toda a necessidade de um remédio garantida no mês.
As lojas são subdivididas em regiões em que nenhuma loja fica a mais de 18 milhas de outra.
Segundo o gerente o sucesso do Sam’s Club é  pelo fato de ter pessoas adequadas para lugares adequados, ou seja sempre existe alguém para ajudar o consumidor. Na entrada tem uma pessoa para cumprimentar e na saída para saudar e agradecer, sendo esta uma das formas de fidelizar o cliente. O gerente usa um crachá que indica quantos os anos ele tem de empresa e alguns pins que ele conseguiu no decorrer destes anos como gratificação e reconhecimento dos seus trabalhos. Para trabalhar nesta empresa é preciso passar em uma prova que tem 48 pessoas para uma vaga e os vencedores poderão galgar aos poucos mais de 450 posições na empresa.
A empresa realiza reuniões diárias com todo o quadro da loja para motivar, sempre com informações positivas e também com ações sociais.
O Sam’s Club tem produtos de marcas próprias e são as lojas que mais vendem colchões no mundo sendo que 70% das vendas de colchões ocorrem em dois meses que correspondem ao período de retorno às aulas.”

 

 

OUTDOOR WORLD

UMA EMPRESA DO GRUPO BASS PRO SHOPS
“Uma loja de pesca, caça, montanhismo, ciclismo, etc com um cenário fantástico e encantador para levar o consumidor ao local que ele tem como hobby. Assim é a Outdoor World, que possui 62 lojas nos EUA e nesta loja de Orlando está escrito bem na entrada a seguinte frase: “Bem vindo pescadores, caçadores e outros mentirosos”.
O estabelecimento disponibiliza aula de isca em tanque dentro da loja, espaço para testar arco e flecha, local para brincar de tiro ao alvo e local para a esposa ficar esperando, ao redor de um grande aquário e enormes peixes com um ótimo som ambiente.
Uma coisa que chamou a atenção foi que logo na entrada tem um senhor de aproximadamente 70 anos cumprimentando as pessoas que entram e que saem, dando um ar de hospitalidade e principalmente de muita confiança da loja.”

 

 

WALL MART

“Fomos recebidos em uma loja do Wall Mart pelo Sr. Homer que é o gerente da loja, trabalha por nove anos na companhia e o funcionário Walter que fala português. Nesta loja, existe uma movimentação de 120.000.000 de dólares/ano e 65.000 pessoas que circulam semanalmente na loja. O lema da Wal Mart é de que o cliente tem que vencer e os funcionários devem ser  amigáveis com ele nos caixas, saudar os clientes que chegam, saudar os clientes no final da venda no caixa, dentre mais algumas determinações da empresa.
540 pessoas trabalham nesta loja em três turnos, de 7 a 10 horas cada funcionário. A loja tem 18.000 m2 de área, sendo esta uma das maiores lojas da Wall Mart em Orlando e que recebe na sua grande maioria clientes residentes e não turistas,  tendo o ticket médio de US$ 40,00 por pessoa. A área de alimento representa 25% da área e 40% do faturamento.
Atualmente estão sendo realizadas mudanças na loja para deixar ela mais clean e de fácil acesso. O maior desafio do gerente é garantir a satisfação do cliente e a alegria dos funcionários. Principal diferencial competitivo do Wal Mart é o preço e em geral  praticam -5% dos outros. O lema é “todo dia, preço baixo” , sendo que a loja  só faz um panfleto por mês e a concorrência um por semana.
Os preços oscilaram durante a crise, sendo o que mais oscilou foi o de alimentos, e a área de alimentos prontos teve um crescimento muito grande nos últimos tempos porque os americanos deixaram de frequentar tanto os restaurantes.
A companhia tem encontros de treinamento a cada duas semanas. Das onze lojas da regional esta é a de terceiro maior faturamento nesta época e quando acabam as férias ela volta a ser a primeira em faturamento. As classes que compram nas lojas são B e C, mas fundamentalmente B.”

 

 

WHOLE FOODS

“O Whole Foods é um supermercado baseado em produtos orgânicos e sem gordura. No local, fomos atendidos pela gerente Summer e pela   assistente Shera, Esta rede de lojas foi fundada em 1980 no Texas, com uma pequena loja, e hoje já conta com 280 nos EUA, Canadá e Reino Unido. A rede possui 50.000 funcionários, sendo líder americana em produtos orgânicos. Esta loja, especificamente, foi fundada em 21 de junho de 2008.
A rede procura fomentar a produção de frutas, verduras e outros produtos da forma mais orgânica possível, inclusive com apoio financeiro e garantia de preço mínimo ao produtor.
Acima de tudo, o que o Whole Foods vende é confiança e procuram sempre cobrar dos fornecedores qualidade dos produtos sem gordura trans, agrotóxicos, etc. .Eles são apaixonados pelo que fazem e querem, acima de tudo, oferecer um produto de qualidade para que o consumidor tenha uma vida mais saudável.
Logo na entrada temos algumas sinalizações importantes, como por exemplo, uma que diz quantos itens orgânicos estão disponíveis no dia na loja (hoje 230) e outra que mostra quantos destes produtos foram produzidos pelos produtores da região (hoje 61). As fotos dos produtos ficam expostas em alguns pontos da loja com um histórico dos mesmos, propiciando uma sensação de confiança para o consumidor.
Segundo a gerente, o giro de pessoas na loja é grande, porque os alimentos vendidos neste estabelecimento não tem a durabilidade dos outros com conservantes, o que faz também aumentar o giro dos produtos.
Nesta loja, o cliente encontra alimentos in natura, pré-preparados e preparados. Existe a oportunidade de você pode pegar, por exemplo, uma carne, se dirigir a um espaço de grelhar e depois consumir em outro espaço reservado para tal.
A loja que percorremos tem 400 tipos de cervejas, 1200 tipos de vinho, 400 tipos de queijos, muitos tipos de chocolate, inclusive chocolate de bacon. Tem alguns produtos que tem impresso na frente o número 365 que quer dizer que eles tem preço baixo o ano inteiro.
A empresa doa, a cada três meses, 5% de um faturamento de 1 dia para ações sociais. No ambiente onde a pessoa come tem uma frase de uma escritora de livros de culinária famosa com o nome de Júlia Child que diz “Você não tem que cozinhar com fantasia ou com as melhores peças – somente uma boa comida, com ingredientes frescos”.

 

 

THE HOME DEPOT

“A maior rede de lojas de materiais construção do mundo iniciou sua trajetória  em 1978 em Marietta, Geórgia. Hoje tem mais de 2.100 lojas no mundo e faturamento de US$ 71.288 bilhões. É considerado o maior varejista americano e o quinto maior varejista do mundo. Suas lojas tem uma concepção de oferecer o conceito “one stop shop” ou seja uma parada para compra, ou ter todo o complemento de uma necessidade. Ex.: Na área de tintas tem um kit pronto com um rolo, um pincel grosso, um fino, um local para colocar a tinta, etc.”.
Um dos problemas da Home é que suas lojas tem um perfil de consumidor extremamente masculino e a sua principal concorrente que é a Lowe’s conseguiu mudar este conceito e tem participação maior do público feminino. A Lowe’s inclusive está conseguindo um faturamento por loja maior que a Home.
A loja que visitamos disponibiliza de 50.000 a 60.000 itens, mais produtos em catalogo, e trabalham no salão da loja 120 pessoas, com uma área total de 10.000 m2.
No futuro, os treinamentos da loja serão dentro da loja para a convivência com clientes e para usar esta área para treinar os clientes também.”

 

 

RAMADA HOTEL

“No Ramada Hotel fomos recebidos por Nara Ravani , que ocupa a função de Sales Manager(Gerente de Vendas). O hotel é vinculado a  uma categoria turística de franquia e da companhia Wyndhan. A taxa de franquia é de US$ 25.000 dólares pra este hotel, e paga 8% do faturamento das reservas efetuadas pela rede com exceção das reservas feitas pelo operador.  A rede disponibiliza um  kit de marketing incluído e deve obedecer algumas regras básicas de atendimento e funcionamento, com um controle efetuado através de inspeções periódicas. A cadeia disponibiliza participação, sem custo, em feiras, onde comparecem empresas de  cruzeiros, locadoras, agencias de viagem, etc.
Este hotel  tem um acordo com uma empresa brasileira em que um canal brasileiro pode ser assistido em cada apartamento do hotel.  O Ramada está muito bem localizado em Orlando e a cidade já tem reservas para congressos até 2032. A gerente Nara Ela destacou:  “Todos devemos dar muita atenção para os nossos clientes.” O cliente numero 1 do turismo é o Inglês.

 

 

PRIME RETAIL

“Fomos atendidos pela gerente Jessica do setor de atendimento ao cliente em nossa visita técnica ao Prime Retail. O empreendimento é um outlet com 175 lojas e que inicialmente era um outro outlet chamado Belz,  foi reformado, sendo inaugurado em julho de 2007.
No Prime Retail circulam mais de 2000 consumidores por dia, sendo estes dos mais diversos lugares na seguinte ordem de importância: Canadá, México, Reino Unido e agora o Brasil que deve neste ano superar o Reino Unido, já que este ano já passaram 35.000 brasileiros aqui e no ano de 2008 somente 15.000.”
 

 

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