13.08.2009

Entidades patronais e laborais do comércio assinam acordo sobre o vírus H1N1

As entidades ligadas ao segmento do comércio, patronais e laborais, de Blumenau e região assinam hoje, às 14 horas na Casa do Comércio, um acordo que contém recomendações e cuidados a respeito do vírus H1N1.
O texto completo do documento está reproduzido abaixo e recomenda, entre outros itens, um cuidado especial com as gestantes, que são consideradas grupo de risco para a doença. As entidades divulgam estas orientações como forma de recomendação às empresas, principalmente para evitar que o vírus continue a se propagar e fazer vítimas. É importante ressaltar que os representantes do comércio também reforçam as orientações que vem sendo amplamente divulgadas pelos órgãos de saúde quanto aos cuidados para evitar a transmissão da gripe.

RECOMENDAÇÃO

Em virtude da epidemia de gripe decorrente da propagação do vírus H1N1 (Influenza A), as entidades classistas Laborais e Patronais, sensibilizadas pela situação e em caráter excepcional, resolvem recomendar às empresas integrantes das categorias econômicas, que tenham em seu quadro de pessoal, empregadas gestantes, a adoção das seguintes medidas preventivas:

1)     Antecipação da licença gestante, mediante obtenção de atestado médico para aquelas que estejam próximas do termo do estado gestacional;

2)     Antecipação das férias, para empregadas gestantes que estejam em estado inicial ou intermediário da gestação;

3)     Afastamento do trabalho enquanto perdurar a referida epidemia da gripe, para aquelas que não se enquadrem nos itens acima, mantendo-se íntegra a percepção salarial, devendo a quantidade de horas/dias de afastamento ser objeto de futura compensação (reposição) após o retorno às atividades.

As recomendações acima, além do caráter excepcional, são de caráter facultativo às partes (empresa e empregado) e, se acolhidas, deverão ser formalizadas através de termos individuais.

Era o que tinham a recomendar, cordialmente

SINDICATO DOS EMPREGADOS NO COMÉRCIO DE BLUMENAU – SEC
LUIZ VILSON DE OLIVEIRA – PRESIDENTE

SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DE BLUMENAU – SINDILOJAS