Notícias

14.08.2009

Participantes da viagem técnica internacional para Orlando registram em depoimento suas impressões

Compartilhe: Google+

Uma comitiva de empresários brasileiros participou, de 31 de julho a 8 de agosto, de uma viagem técnica internacional ao Varejo Americano–Orlando, nos Estados Unidos.
O objetivo da missão foi conhecer o mais avançado varejo do mundo, a fim de ampliar o conhecimento para o desenvolvimento dos negócios. Os presidentes da CDL de Blumenau, Marcelino Campos, da CNDL, Roque Pellizzaro Jr. e da FCDL/SC, Sergio Alexandre Medeiros, fizeram parte da comitiva.
Os integrantes da comitiva registraram suas impressões em depoimentos, que seguem abaixo:

 

“Quando tomei a decisão em participar desta Viagem Técnica em Orlando, vislumbrei a oportunidade de novas experiências, mas imaginei que seriam no campo ou área do turismo.
Saio com uma das maiores experiências de gestão empresarial e verifiquei a importância fundamental da definição e comunicação clara de valores de uma empresa.
Aplicarei imediatamente em minha empresa”
Vitor Augusto Koch - Orlando, agosto de 2009


“Vim para esta Viagem curioso e ansioso. A expectativa era muito grande.
Estou voltando cheio de idéias, motivado para colocar tudo o que vimos nesta semana em prática. Além de muitas novidades, conceitos e processos diferentes, um relacionamento muito aberto com os demais membros do grupo, aonde as trocas de experiências e visão do que havíamos visto durante o dia e debatido nos workshops, foi o momento mais enriquecedor de cada dia.
Volto para o Brasil com uma bagagem enorme de conhecimento e grandes amigos”
Júlio César Moreira Wessler – Orlando, agosto de 2009


“Cheguei em Orlando com grandes expectativas, tendo em vista o grande case de sucesso que é a Disney para o mundo, conhecer os bastidores deveria ser simplesmente o máximo. Acontece que fui surpreendido, pois ficou claro que as pessoas, as atitudes, o encantamento, a paixão pelo que se faz é que realmente faz a diferença, faz os bastidores de qualquer corporação.”
Marcelino Campos – Orlando, agosto de 2009


“Quando vim para a Viagem Técnica em Orlando não imaginava que um turbilhão de mudanças estava para acontecer na minha vida. Sempre tive vontade de conhecer um pouco mais o interior de grandes empresas, uma vez que eu mesmo comecei o meu negócio sem passar por experiências de grandes empresas e tão pouco conhecer os seus modelos.
Aqui aprendi de muitas formas que o que eu tenho a fazer é me preocupar em dar foco naquilo que sonho , no que quero e que construi para mim, uma idéia de valor.
Na verdade cheguei aqui muito desanimado e desacreditado devido às dificuldades apresentadas pelos negócios e aprendi que aí é que tenho que ter força e focar naquilo que acredito e que constitui uma idéia de valor.
Enfim, volto renovado e com muita vontade de direcionar minha empresa naquilo que o cliente quer e de proporcionar aos meus colaboradores um ambiente melhor de trabalho afim de que tenham orgulho de onde trabalham.”
Vilson da Silva Mayrink – Orlando, agosto de 2009


“Vim para a missão Orlando ávido por conhecimento e com uma grande preocupação de obter subsídios factíveis para transmitir aos associados da FCDL e das CDLs.
Volto com a certeza que fizemos um ótimo trabalho de coleta de informações e discussão dos temas, os quais poderão ser transmitidos com facilidade e serão aplicados no dia a dia das empresas nos mais diferentes ramos de atividades, do maior ao menor varejista”.
Sergio A. Medeiros


“Cheguei nesta missão bastante cansado e estou saindo aliviado pois pude perceber que estamos no caminho certo. Percebo cada vez mais que o meu sócio e irmão é imprescindível na nossa empresa, as idéias e propostas que partem dele cada vez mais se tornam importantes para o sucesso de nossa organização.
Saio desta viagem também sentindo a necessidade de viajar mais e construir mais relacionamentos.”
Márcio Queiroz, Orlando – agosto de 2009


“Tenho que agradecer a oportunidade de aprender com todos da delegação que me trouxe novos pontos de vista e projetos para o futuro. Isso tudo proporcionado por um belo roteiro de viagem com grandes visitas e discussões de alto nível.”
Matheus Vaz de Melo Gomes, Orlando – agosto de 2009


“Cheguei em Orlando com a expectativa de conhecer o backstage da Disney, procurar entender o processo criativo e de inovação, bem como o marketing e gestão, bem como de outras empresas que ainda não sabíamos quais seriam visitadas.
Hoje, após dias de trabalho, sinto que as minhas expectativas foram atingidas, principalmente, ou também, pelas outras empresas visitadas.
Embora não sejam conceitos novos, foi muito importante e satisfatório relembrar como é fundamental para o sucesso de qualquer negócio a preocupação com os detalhes em todo o processo, a importância da motivação e paixão das pessoas (colaboradores), foco, segmentação, estratégia, experiência e educação dos clientes, bem como simplificar e facilitar a vida das pessoas.
Parabéns pelo roteiro escolhido, pela estratégia de não divulgar os nomes previamente, e pelo alerta para que visitássemos as empresas com outros olhos. Obrigado!”
Nival Martins Silva Júnior, Orlando – agosto de 2009


“Cheguei em Orlando na busca de mais conhecimentos sobre o varejo e, realmente a cada ano as mudanças e evolução de novas tecnologias aplicadas ao varejo. Com empresas locais e internacionais que estão transformando o varejo em todo o mundo.
Com isso estamos na geração da mundialização, essas transformações serão de grande importância para o desenvolvimento do varejo local do nosso país.”
Alexandre França – Orlando, agosto de 2009


“Quando eu cheguei na sexta-feira, estava achando que isso poderia mudar o meu modo de pensar sobre as minhas atitudes na empresa, e o que tenho nas mãos hoje não é exatamente essa mudança, e sim completamente outra pessoa em relação a tudo, pois uma experiência como essa, nos mostra como nos posicionarmos em muita situações desconfortáveis discutidas nos workshops e estratégicas.
Agradeço pela oportunidade desta reunião e isso mudou completamente o meu modo de agir com os meus colaboradores e amigos.”
André Vinicius de Almeida Rocha – Orlando, agosto de 2009


“Ao chegar a Orlando a maior expectativa era com relação ao modelo aplicado aqui os negócios. Também querendo saber por que aqui somos chamados de terceiro mundo.
No final desta Viagem Técnica chego a conclusão que realmente precisamos recuperar muitos valores dentro de nossas entidades e principalmente que aqui todos estão muito preocupados em valorizar as pessoas, têm foco no seu nicho de mercado, e prestam sempre o melhor serviço. Também concluo que o governo aqui tem papel importante dentro das instituições e principalmente dando condições ao varejo de ser competitivo com o resto do mundo.”
Mauro César Finco – Orlando, agosto de 2009


“Cheguei com grandes expectativas e estou saindo com estas expectativas superadas por todo o aprendizado obtido, e relacionamento obtido”
Itamar José da Silva – Orlando, agosto de 2009


“Quando cheguei vim com uma expectativa imensa, pois não sabia o que iria encontrar.
Após o período de visitas e workshops estou com muito mais expectativas de que se realmente vou conseguir implementar o que observei, portanto, muito mais preocupado.
Obrigada pela oportunidade!”
Henrique Vargas – Orlando, agosto de 2009


“A respeito da Viagem aos EUA nesta semana: trouxe perguntas específicas a respeito de fidelização dos clientes. Levo respostas específicas a este respeito e outras questões importantes para o sucesso da organização.”
Clayton Salfer – Orlando, agosto de 2009


“Ao chegar aos USA minhas preocupações eram muitas quanto ao sucesso deste modelo de “Missão Empresarial”, logística, temário técnico e tempo dentre outros. Hoje após 7 dias de convívio e trabalho saio gratificado, o grupo interagiu muito bem, não tivemos qualquer problema de logística e o temário técnico foi de muita qualidade e aprendi muito, seja com o mercado americano, seja com nossos próprios companheiros”
Roque Pellizzaro Jr – Orlando, agosto de 2009


“A chegada: foi com grande expectativa, com uma sede grande de aprendizagem e conhecimento aberto para o novo.
A saída: sinto-me um copo transbordando de conhecimento com vontade de transmitir para todos tudo aquilo que foi visto nestes dias tão especiais”
Joilson Abreu – Orlando, agosto de 2009


“Esta sendo uma oportunidade ímpar para aprender e clarear várias dúvidas antigas.
Estou mais confiante para tomar as atitudes”
Bruno Falci – Orlando, agosto de 2009


“Como cheguei: sentindo-me uma mala quase vazia..., embora com muita experiência e conhecimento técnico sobre o assunto varejo.
Como estou saindo: sentindo-me uma mala transbordando... triplicou conhecimento e experiência”
Valdirene R. Teixeira – Orlando, agosto de 2009


“Cheguei com uma expectativa e curiosidade bastante elevada de conhecer lojas, modelos e formatos de varejo.
Após todas as visitas e trocas de experiências vejo que independentemente aos diferentes formatos, o fator mais importante a ser perseguido é a amarração com a estratégia em todo momento.”
Fernando Sasso – Orlando, agosto de 2009


“Quero aqui agradecer pelo aprendizado conquistado nestes dias aqui.
Aqui aprendemos que com planejamento, estratégia, foco, missão, visão e com um bom arquiteto e foco no cliente, localização e principalmente pessoas e liderança: a magia acontece.
Obrigado por me fazer sonhar.”
Roberto Alfeu – Orlando, agosto de 2009


“Após diversas despertadas de negociar, pensei que estivesse muito bem definido quanto ao meu foco de empresa (negócios), quanto ao meu lado pessoal, do que eu quero para mim, onde eu quero chegar, que meios irei estabelecer para que possa alcançar os meus objetivos e em que tempo eu me proponho para o mesmo.
Tinha uma grande preocupação com pessoas, não só na empresa, como também fora da mesma, estou partindo com o dever de uma atenção maior e com visão muito clara de que eles são os principais responsáveis pelo sucesso da empresa ou seja o meu sucesso”
Andrey Dimitry Rocha
Gostaria de agradecer imensamente ao Eugenio por ter insistido para que eu participasse dessa Viagem Técnica ao Varejo de Orlando. Faz tempo que ele me convida, mas não conseguia incluir essa oportunidade ímpar na minha agenda.
A viagem foi muito mais que AUSPICIOSA, foi EXTRAORDINÁRIA! AREBABA! Vou recomendá-la ao meu time e aos meus amigos.
Ao longo dos últimos 25 anos em que atuo diretamente com o varejo tive oportunidade de participar de mais de 30 dessas viagens para a América do Norte e Europa com a ALSHOP, ABRAS, FGV, POPAI e GSMD entre outros e, garanto a vocês, essa última viagem foi uma das melhores que já fiz.
As lojas escolhidas e o formato das visitas, os workshops e sua dinâmica e a integração do grupo com o sistema de meia pensão, compras e entretenimento foram fatores que contribuíram para esse sucesso.
Parabéns pelo excelente trabalho Eugênio. Continue se aprimorando sempre!
Romano Pansera

 

Newsletter

©2016 - CDL Blumenau - Todos os direitos Reservados - Desenvolvido por SEDIG.
Topo