31.03.2010

Concilia completa 10 anos de atividades em Blumenau

No dia 04 de abril de 2010 a Concilia – Câmara de Conciliação Trabalhista completa 10 anos de atividades em Blumenau, comemorando os resultados positivos de um trabalho realizado com dedicação e voltado para uma solução eficaz dos conflitos. A Câmara surgiu em uma iniciativa pioneira em Santa Catarina do Sindilojas – Sindicato do Comércio Varejista de Blumenau e Região.
A criação da Concilia foi conduzida por dois grandes objetivos por parte do Sindilojas e do sindicato dos empregados: prestar um serviço aos parceiros e contribuir com a sociedade ao reduzir o número de processos judiciais. Hoje o Brasil é o recordista mundial no número de processos trabalhistas, com 2 milhões de novas ações por ano.
O início do funcionamento da Concilia foi possível graças à criação da Lei n° 9.958, de 12/01/2000, que tornou realidade o objetivo de se criar um ambiente propício à conciliação, a fim de cumprir seu papel social, buscando a pacificação dos conflitos provenientes da relação de trabalho.
Após uma década, o alto índice de conciliação demonstra que ninguém melhor que empregado e empregador para conciliar os conflitos oriundos da relação de trabalho, satisfazendo a ambos, pois no acordo não há perdedor, mas sim vencedores. As estatísticas demonstram em números o sucesso do trabalho que vem sendo realizado, sendo que, neste período de 10 anos, 4.383 atendimentos foram realizados, com um índice de conciliação nas audiências que gira em torno de 55% e 60%.
Para marcar esta importante data, o Sindilojas está programando um café da manhã comemorativo para o próximo dia 04 de maio, na Casa do Comércio.