26.05.2010

Entidades empresariais cortam o Bolo Tributário

Os brasileiros comprometem 40,54% do rendimento bruto com impostos, de acordo com um levantamento do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT). Foi por isso que lideranças empresariais de Blumenau uniram forças para protestar contra a alta carga tributária e a burocracia no Brasil no Dia do Contribuinte, nesta terça-feira (26/5), no Centro da cidade. “É nosso dever mobilizar e conscientizar as pessoas sobre o assunto. Só assim poderemos sonhar com um país mais justo”, diz o presidente de uma das entidades integrantes da ação, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Blumenau, Paulo Cesar Lopes.
Mais de três mil fatias de um bolo de 15 metros e 300 quilos foram distribuídas. No doce estavam escritos os nomes de todos os 85 tributos pagos pela contribuinte brasileiro. Durante o evento também houve exposição de um impostômetro, aparelho que mede a quantidade de impostos pagos pela população do Brasil. Os dados do IBPT mostram quem os cidadãos brasileiros estão entre os que mais pagam impostos no mundo (148 dias), perdendo apenas para a Suécia (185 dias) e a França (149 dias).