Notícias

26.11.2010

Família Dias marca o Magia de Natal com seu Terno de Reis

Compartilhe: Google+

 

A inspiração do que hoje é tradição veio das passagens bíblicas sobre o nascimento de Jesus Cristo e a visitação dos reis magos à manjedoura do filho de Deus. Para relembrar esse momento e homenagear os reis magos, é comum nas comemorações natalinas a apresentação de Terno de Reis, quando grupos se reúnem para cantar e comemorar a vida com o público.  
 

Típico da cultura portuguesa, o evento ganhou força na Europa do século XIX. No Brasil, Blumenau é a cidade que tem um dos mais expressivos grupos de Terno de Reis do país. Com uma tradição de mais de 90 anos, a Família Dias é famosa por suas apresentações nessa época do ano.
 

Em terras catarinenses, tudo começou em 1919, no sul do estado, com o seu Oliveira Moysés Dias, patriarca da família. Envolvido com a comunidade, ele começou a reunir  família e amigos para cantarolar as Boas Novas e passou essa cultura de geração para geração. Em 1932 a família se mudou para o Vale do Itajaí e hoje, seu filho José Dias, de 69 anos, é o mentor do grupo, composto por 11 integrantes, todos parentes: são três mulheres e oito homens, das mais diversas idades. “No início, com meu pai ainda jovem, por algum tempo o Terno de Reis foi uma distração dele e dos  amigos. Depois que casou e teve filhos, começou a levar a tradição a sério e conseguiu organizar os seus descendentes em torno das apresentações”, destaca seu José. 
 

Nos shows, os sons de instrumentos como violão, viola, acordeon, cavaquinho, atabaque, pandeiro e chocalho ganham ainda mais vida com as vozes em coro. “É muito bom ver a emoção do público com o nosso trabalho. Muitos dizem que é difícil ver uma família toda unida com o propósito de alegrar o próximo. E é bem isso que a gente busca: passar a nossa forma de vida, o nosso amor fraterno e a nossa união para quem nos assiste”, diz o atual patriarca.
 

Este ano, as apresentações da Família Dias já começaram. E no Magia do Natal, a primeira exibição do grupo vai ser neste sábado, a partir das 20h30, no Parque Ramiro Ruediger. Serão cerca de 15 canções, num show de aproximadamente uma hora. Como o evento será ao ar livre, se chover, o cancelamento será comunicado uma hora antes do horário marcado. A próxima apresentação será no dia 22 de dezembro.

 

 

 

Newsletter

©2016 - CDL Blumenau - Todos os direitos Reservados - Desenvolvido por SEDIG.
Topo