28.04.2011

Programa de Qualidade e Consumo Responsável de Sacolas Plásticas é apresentado a empresários

Um grupo de empresários se reuniu no ultimo dia 27 de abril para conhecer o programa que beneficiará, em especial, o meio ambiente. Trata-se do Programa de Qualidade e Consumo Responsável, criado em 2008 para combater o consumo inadequado de sacolas plásticas, evitando assim o desperdício. O programa é uma iniciativa do Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos (Plastivida), Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Plásticas Flexíveis e Associação Brasileira de Supermercados. Em Blumenau, o processo é liderado pelo Singavale (Sindicato dos Supermercados e do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Blumenau e Região, com o apoio de diversas entidades, entre elas a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). E por essa ampla adesão já é considerado modelo.

Ainda em fase de implementação e apresentação a setores da sociedade, o programa segue um cronograma iniciado com reuniões no final de 2010 e será lançado oficialmente ainda no primeiro semestre de 2011.  Resumindo, os propósitos deste programa são conscientizar empresas e comunidade que a produção de sacolas plásticas (biodegradáveis) mais resistentes evita o uso deste material em excesso. Um exemplo prático desta situação é quando o consumidor utiliza duas ou três sacolas para colocar produtos pesados. Materiais mais resistentes podem durar mais e ser reutilizados em vários momentos, desde descarte de lixo até para embalar sapatos, roupas e transporte de livros e contenção de vazamentos hidráulicos, entre outras formas de reuso das tradicionais sacolinhas plásticas. Durante o encontro os empresários conheceram ainda a Escola de Consumo Responsável, que integra o programa e prevê o repasse de informação através de treinamento de lideranças de setores da sociedade para que se tornem multiplicadores de ações responsáveis.