05.05.2011

Confiança do empresário do comércio é positiva, aponta pesquisa Fecomércio

Uma nova pesquisa que avalia o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) revelou elevação da confiança dos empresários catarinenses no mês de abril em relação ao mês de março.Primeiro indicador nacional das expectativas empresariais do Brasil, o levantamento, que será divulgado todos os meses pela Fecomércio SC, apontou que enquanto em março registrou 121,4 pontos, abril apresentou 125,4 pontos, ou seja, uma elevação de 3,29%.

Na avaliação da Fecomércio, as atuais condições dos empresários, consideradas melhores que as do ano anterior, junto à expectativa positiva em relação ao futuro da economia, explicam o bom resultado.Capaz de antecipar as tendências do consumo sob o ponto de vista do empresário do comércio, o ICEC é o único realizado exclusivamente com os tomadores de decisão das empresas do varejo.

O levantamento inclui três subitens avaliados que apontam o seguinte panorama:

O Índice das Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC) apresentou leve alta de 1,41%, passando de um índice de 106 no mês de março para 107,5 em abril, número que, apesar de apresentar crescimento, mostra uma avaliação pouco otimista dos empresários em relação a este quesito.

Em se tratando da visão dos empresários em relação ao próprio negócio hoje, na comparação com 2010, a percepção é de melhora nas condições, o que resulta em um índice de 119 pontos, melhor do que o do mês anterior, de 115,6, crescimento este de 3%.

Na avaliação da Fecomércio, o que eleva este índice para cima é a sensação bastante positiva do empresariado catarinense que tem mais de 50 empregados. Além disso, também setores de bens duráveis e semiduráveis apresentam bom desempenho (126,5 e 121,8, respectivamente), mas em geral o resultado é positivo em todos os elementos que compõem este quesito.

Segundo item avaliado, o Índice de Expectativa do Empresário do Comércio (IEEC) foi o que mais cresceu, passando de um patamar de 141 pontos para 151,5 pontos, um crescimento de 7,4%. O que chama a atenção é o alto valor do índice, o que demonstra uma expectativa bastante positiva com relação ao futuro dos negócios.

E por fim, o Índice de Investimento do Empresário do Comércio (IIEC) revelou que apesar de uma leve queda em relação ao mês de março, de 117,2 para 117,1 pontos, apresentou resultado que está em conformidade com os índices anteriores.

Com relação a expectativa de novas contratações, o índice apresentou elevação de um patamar de 110,5 pontos para outro de 116 pontos, ou seja, aumento de 5%.

Sobre a pesquisa

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) é um indicador antecedente que é apurado, exclusivamente, junto aos tomadores de decisão das empresas do varejo, cujo objetivo é detectar as tendências das ações empresariais do setor do ponto de vista do empresário. A amostra é composta por aproximadamente 189 empresas de Florianópolis e os índices, apurados mensalmente, apresentam dispersões que variam de zero a duzentos pontos, o intervalo de confiança é de 95%.

Fonte: Fecomércio SC