11.07.2011

Seminário de SPC traz qualificação para o comércio catarinense

Palestras motivacionais, simpósio jurídico, qualificação para vendas, empreendedorismo jovem e muita integração entre o movimento lojista catarinense. A 47ª edição do Seminário Estadual do SPC SC reuniu durante sexta (8/7) e sábado (9/7), em Gaspar, no Hotel Fazzenda Park, cerca de 400 pessoas representando as CDLs de todo o estado. “Além do relacionamento, os gestores das CDLs catarinenses sempre voltam para suas bases com novidades que ajudam lojistas e consumidores a alavancar o varejo de Santa Catarina”, ressaltou Ivan Roberto Tauffer, presidente do Conselho Diretor do SPC/SC e vice-presidente de Serviços da FCDL/SC.

Uma das novidades apresentadas no evento foi o novo serviço “Escore SPC”, que mostra aos lojistas a qualidade de crédito dos clientes, reduzindo os riscos de inadimplência para o varejo.  O novo serviço foi explanado pelo presidente da CDL Jaraguá do Sul e ex-conselheiro do SPC/SC, Wanderlei Passold, e pelo diretor da TAN, Aldo Jacques. Para o bom consumidor, o “Escore SPC” representa uma oportunidade de comprar com condições diferenciadas (mais prazo, menos juros). “A segurança na concessão de crédito fortalece o varejo”, lembra Tauffer. A implantação do Cadastro Positivo no comércio foi apresentada pelo presidente da Federação das CDLs, Sergio Alexandre Medeiros, e depois debatida pelo assessor jurídico da Federação, dr. Rodrigo Titericz, que explicou a evolução das leis que regulamentam as informações cadastrais de consumidores no comércio. O Seminário Jurídico contou também com palestra do Juiz de Direito, dr. Stephan Klaus.

Motivação e projetos – Na sexta, o consultor Marcos ‘Pulga’ Monteiro deu as boas vindas aos presentes mostrando formas eficientes, e bem humoradas, de gerar relacionamento fiel com os clientes. “São as pessoas que fazem a diferença”, ressaltou o palestrante. As CDLs Jovem do estado mostraram os resultados da campanha do “Dia da Liberdade de Impostos”, que promoveu em várias cidades a venda de gasolina sem tributação, e discutiram o projeto de conscientização “não quero morrer no trânsito”.

O Seminário do SPC apresentou também o programa “Recicla CDL”, que já retirou mais de 150 toneladas de lixo eletrônico do comércio catarinense, case que deu à Federação das CDLs o prêmio Empresa Cidadã, da ADVB/SC. O sucesso da iniciativa levou o projeto para as escolas de Santa Catarina, uma forma de disseminar práticas sustentáveis para as futuras gerações   A noite de abertura do evento teve  como  um dos momentos de destaque a entrega dos certificados aos participantes do PIDG(Programa de Integração e Desenvolvimento de Gestores).  No sábado, aconteceu uma concorrida atividade de desenvolvimento interpessoal, conduzida pela equipe da Selcon. À tarde,  o professor Pachecão encantou os presentes com sua palestra motivacional. Atividades esportivas e Jantar de Encerramento concluíram as atividades do evento.

Fonte: PalavraCom

Foto: Divulgação FCDL SC