26.07.2011

Shopping a Céu Aberto na Rua XV de Novembro

Foi realizada nesta terça-feira (26/7), no Sebrae de Blumenau, mais uma reunião sobre o projeto do shopping a céu aberto na Rua XV de Novembro, uma parceria entre Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Blumenau, Federação do Comércio de Santa Catarina (Fecomércio) e Sebrae. Participaram do encontro representantes da CDL, do Sebrae, o secretário de turismo do município, José Eduardo Bahls de Almeida e empresários que já aderiram ao projeto. A união dos empresários da Rua XV de Novembro, a viabilidade de estacionamentos na região, a revitalização do local - inclusive das fachadas - e o controle de ambulantes foram os assuntos discutidos.

O Programa de Revitalização de Espaços Comerciais será aplicado em cinco cidades de cada Estado brasileiro. A próxima reunião em Blumenau está marcada para o dia 16 de agosto. “É o momento de o setor demonstrar união. Juntos podemos desenvolver a região central de Blumenau e ainda beneficiar empresários e a população”, diz o presidente da CDL, Paulo Cesar Lopes.

Mais sobre projeto
O programa surgiu para manter o movimento e a importância da Rua XV de Novembro, local histórico e é uma iniciativa do Sebrae/SC, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas), Fecomércio e a Prefeitura de Blumenau, vai implantar um projeto de revitalização. A ideia é tornar a Rua XV um shopping a céu aberto e transformar o lugar em sinônimo de qualidade de produtos, atendimento e serviços.

As metas são aumentar o faturamento em 10% entre 2011 e 2012, elevar o fluxo de pessoas em 20% nos próximos três anos e melhorar a competitividade. Direcionado à lojas dos mais variados segmentos do comércio varejista e prestadores de serviços, o projeto consiste na revitalização do ambiente externo, melhoria da loja, na identidade visual, consultorias e cursos. O projeto prevê ações de associativismo e cooperativismo, onde estas ações dos empresários em conjunto proporcionam resultados significativos para o grupo. Também serão realizadas promoções do espaço comercial, com ações de marketing place e de ações promocionais em datas comemorativas, escolhidas pelos empresários participantes. A adesão é voluntária.