10.08.2011

Varejo catarinense comemora aumento do teto do Simples Nacional

Medida anunciada pela presidente Dilma Rousseff é considerada principal reivindicação do movimento lojista

O aumento dos limites do Simples Nacional, anunciado nesta terça-feira (09) pela presidente Dilma Rousseff e o ministro Guido Mantega, foi considerado pela Federação das CDLs de Santa Catarina como a conquista da principal reivindicação do movimento lojista nos últimos anos. Além da ampliação de R$ 2,4 milhões para R$ 3,6 milhões do teto para enquadramento no Simples, será corrigido também o limite para os microempreendedores individuais, que podem faturar até R$ 60 mil por ano (um acréscimo de quase 60% frente ao teto atual de R$ 36 mil). O texto atualiza o PL 591/10, que trata da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa que está em tramitação na Câmara dos Deputados.

O presidente da FCDL/SC, Sergio Medeiros, que está em missão empresarial em Orlando (EUA), elogiou a iniciativa do governo federal, que estabeleceu as novas regras em acordo com a Frente Parlamentar Mista das Micro e Pequenas Empresas. “É um alívio para o pequeno empreendedor e uma ação positiva para o próprio governo, pois esta medida favorece a formalização e, consequentemente, a arrecadação de impostos”, comenta Medeiros. Ele ressalta a importância do Sebrae e da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) na condução do processo. “Fizemos vários eventos para explicar a necessidade desta revisão do teto do Simples, que a partir de hoje, passa a ser uma conquista de todos os empreendedores”, destaca o dirigente lojista.

Para o vice-presidente da FCDL/SC, José Raulino Esbiteskoski, que esteve em Brasília acompanhando a reunião com a presidente, a medida irá incentivar a abertura de novos negócios: “queremos mostrar os benefícios desta medida e auxiliar no fortalecimento das pequenas empresas no estado”.

Fonte: FCDL SC