01.09.2011

Central de Negócios é tema de reunião do Núcleo de Informática da CDL Blumenau

Foi realizada no dia 25 de agosto mais uma reunião do Núcleo de Informática da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Blumenau. A Central de Negócios foi o assunto principal do encontro, na Casa do Comércio, que contou com a participação dos senhores Manfredo Krieck e Ivan Adolfo Hadlich, da Actus Auditoria.

Krieck e Hadlich esclareceram dúvidas em relação a questões tributárias acerca dos diversos tipos de centrais de negócios, como cooperativas, associações de compras, centrais de compras e rede de compras. Os auditores lembraram que uma rede de compras deve ter uma relação forte e sadia com fornecedores e que todos os seus associados devem honrar os acordos feitos. Além disso, destacaram a importância de fazer um planejamento detalhado com informações reais de todas as empresas envolvidas antes da formação da rede de compras.

Após discussão e análise do assunto, Manfredo Krieck e Ivan Adolfo Hadlich ressaltaram que a rede de compras é a forma ideal para compras conjuntas, porém no caso do núcleo, a longo prazo. Por isso os integrantes do Núcleo de Informática da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Blumenau concluiram que para início do desenvolvimento da parceria de compras conjuntas, o núcleo trabalhará a negociação conjunta.

Durante a reunião também foi apresentado o Programa de Consumo Auto-Sustentado praticado pelos núcleos de automecânicas da Facisc. Com ele a negociação é feita em conjunto com compras individuais, parte do desconto é revertido para a manutenção dos núcleos e os fornecedores proporcionam treinamento sobre seus produtos. O Núcleo de Informática fará um levantamento com as empresas nucleadas dos produtos que possuem mais circulação para identificar artigos comuns e fornecedores para negociação conjunta.