23.01.2012

Presidente da FCDL SC fala sobre maior evento mundial do varejo

Aos Dirigentes Lojistas de SC !

A 101ª edição do BIG SHOW, evento organizado pela NRF (Federação Norte-Americana do Varejo), está sendo apontada como a melhor dos últimos anos e está sendo muito elogiada e proveitosa, segundo dirigentes lojistas e empresários brasileiros, em número aproximado de 1.500, presentes ao evento. Esse número coloca o Brasil como a maior delegação estrangeira presente, onde além dos anfitriões, empresários de 83 países participam deste, que é o maior evento mundial do setor varejista.

Podemos destacar ainda outros números interessantes da participação brasileira: na delegação de lojistas capitaneada pela CNDL, temos a participação de diversas FCDLs e CDLs, totalizando 326 participantes, sendo que a delegação catarinense é a maior, com 48 integrantes, entre dirigentes da FCDL, das CDLs e lojistas, de todas as regiões de Santa Catarina.  Destaca-se ainda a participação no evento, de diversas entidades que congregam o comércio em SC, como SEBRAE/SC, FECOMÉRCIO e ACATS.

Também podemos enfatizar a importância dada ao evento pelo governo brasileiro, que enviou para participação do evento, o Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, que no dia de hoje recebeu para conversa e apresentação de sugestões, o presidente da CNDL, Roque Pelizzaro Junior e os presidentes das FCDLs presentes ao evento.

Em especial à delegação catarinense, organizada pela FCDL/SC, alguns de seus integrantes anteciparam sua vida aos EUA e participaram da CES (maior convenção mundial de comércio eletrônico), onde puderam acompanhar o lançamento de diversas novidades tecnológicas que em breve chegarão ao Brasil, sendo oferecidas aos lojistas e seus clientes.

Queremos ainda destacar a importância da nossa participação na NRF:

* observamos aqui a participação dos nossos maiores concorrentes no mercado de informações de crédito, trazendo ao evento seus maiores clientes, prática que devemos adotar, com os grandes usuários do SPC/SC, buscando assim um maior estreitamento do relacionamento da Federação e das CDLs para com esses;

* tivemos ainda a oportunidade de encontrar com diretor-proprietário de uma grande rede de lojas do RS, que atua em SC e que atualmente é cliente da concorrência e que após essa aproximação possibilitou a viabilidade de podermos fornecer as informações do SPC/SC para suas lojas;

* a forma de organização do evento, nos proporcionou ideias inovadoras e que poderão ser aplicadas em nossos maiores eventos, como a Convenção Estadual do Comércio Lojista, que tem suas próxima edições programadas para Jaraguá do Sul (24 a 26.05.2012) e Blumenau (23 a 25.05.2013).

Outrosssim, além do disponibilizado em nosso site (www.fcdl-sc.org.br e/ou http://twitter.com/fcdl_sc), estamos organizando vasto dossiê com imagens e informações aqui obtidas, para que possamos apresentar durante os nossos eventos, em 2012.

Podemos afirmar que a coleta de todas essas informações e as ações de relacionamento realizadas, só são possíveis, estando em evento dessa envergadura. Por tudo isso, pretendemos tão logo retornemos ao Brasil, iniciar ação de incentivo à participação de nossos dirigentes de CDLs em eventos dessa envergadura, que com certeza proporcionam enorme gama de conhecimento e amplia nossos horizontes empresariais e pessoais.

Um grande abraço !

Sergio Alexandre Medeiros.