23.05.2012

Delegado da Receita Federal tira dúvidas de empresários do Núcleo de Informática

O delegado da Receita Federal, Mário Sueki Sonomura, participou de uma reunião com o Núcleo de Informática no dia 17 de maio. O objetivo foi promover a aproximação entre o órgão e as empresas de informática, além de esclarecer dúvidas dos empresários do setor.
O convidado respondeu perguntas sobre controle de vendas de mercadorias no comércio local, importações, e-commerce, processos de fiscalização, pirataria e reforma tributária.

Sonomura informou ao grupo sobre os processos que vem sendo implantados pela Receita Federal a fim de agilizar os atendimentos bem como os controles fiscais. Mudanças no imposto de renda para pessoa física também foi assunto discutido, seguindo o molde hoje utilizado pelo Chile - contribuintes com fonte de renda única terão uma declaração preenchida pela Receita Federal que será validado ou alterado pelo contribuinte.

Os bazares beneficentes foram questionados e esclarecidos pelo delegado. Ele esclareceu que as entidades que tenham produtos disponibilizados pela Receita Federal, devem apresentar projeto de utilização dos recursos que serão angariados.
Mário Sueki Sonomura comentou sobre outras ações que a Receita Federal está envolvida como o Observatório Social (acompanhamento das licitações do poder público, a entrega dos produtos e serviços adquiridos e o controle do estoque), Educação para a Cidadania Fiscal e Conselho Municipal de Combate a Pirataria.