05.09.2012

Representantes da CDL Blumenau participam de sessão solene da Assembleia Legislativa de Santa Catarina em homenagem 40 anos da FCDL/SC

Atendendo solicitação do deputado estadual, Darci de Matos, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), realizou sessão solene especial em homenagem aos 40 anos da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina(FCDL/SC) que completa quatro décadas de existência no dia 22 de setembro próximo.  A Sessão Solene, presidida pelo deputado Jailson Lima ocorreu no dia 4 de setembro de 2012, às 19 horas, no Plenário Deputado Osni Régis da ALESC.

Estiveram presentes ao evento, diversas lideranças empresariais e federativas, autoridades e lojistas, entre eles representantes da CDL Blumenau. Dentre as presenças., membros da diretoria da FCDL/SC, do Conselho Diretor do SPC/SC, dirigentes das CDLs e representantes de entidades de classe. Foram homenageados os ex-presidentes da Federação das CDLs de Santa Catarina que receberam placas em reconhecimento ao trabalho realizado frente à entidade.

O presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas(CNDL), Roque Pellizzaro Junior,e o presidente da FCDL/SC, Sergio Alexandre Medeiros, discursaram em nome dos homenageados destacando a força da Federação das CDLs de Santa Catarina como representantes do varejo, referência em todo o país.  Atualmente, a Federação, possui 184 Câmaras de Dirigentes Lojistas afiladas, e 34.000 associados, sendo representada, através de suas CDLs, em mais de 60% dos municípios catarinenses.

A FCDL/SC

A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina, foi fundada em 22 de setembro de 1972, durante a Convenção Estadual do Comércio Lojista, realizada no Rio de Janeiro, tendo como primeiro presidente Moacyr Pereira de Oliveira. A data de fundação da FCDL/SC acabou se transformando no Dia do Lojista Catarinense, conforme instituiu a Lei nº 13.208, de 20 de dezembro de 2004, sancionada pelo Governador do Estado.
O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), departamento da FCDL/SC e das CDLs, tem o maior e mais completo sistema  de informações do país, quando o assunto é análise e concessão de crédito, utilizando um banco de dados integrado a uma rede nacional.

A participação da FCDL/SC na área parlamentar, interferindo positivamente em diversos projetos que afetam o varejo, proporcionou significativos avanços, como por exemplo, a criação e instalação da Frente Parlamentar de Apoio ao Comércio Varejista de Santa Catarina e a  alteração do regime de substituição tributária para empresas optantes no Simples Nacional.

A Federação prioriza investimentos em treinamento, capacitação e assessoria, em apoio às CDLs, visando a qualidade em todas as operações.  A entidade disponibiliza às Câmaras de Dirigentes Lojistas diversos produtos e serviços, com equipe qualificada e tecnologia de ponta, contando com a agilidade e segurança do SPC/SC. Na área de responsabilidade socioambiental desenvolve com destaque e grande repercussão a campanha Pedágio do Brinquedo, o programa Recicla CDL, o Recicla CDL na Escola e a Campanha do SPC/SC, Crédito seu Maior Patrimônio, FCDL/SC e Policia Miltar, Atentos à Seguranças do Lojistas, dentre outras iniciativas.

FONTE: FCDL SC