Notícias

21.09.2012

Rua XV Centro de Compras e Lazer será lançada nesse sábado

Compartilhe: WhatsApp


Em 22 de setembro, a Rua XV de Novembro se abre para a Primavera e convida moradores e visitantes para passear o dia inteiro, curtindo as memórias boas de Blumenau e uma programação voltada para o melhor da vida: encontros, convívio, arte, cultura, beleza, festa e bem-estar. É o projeto Primavera que marca oficialmente a abertura da Rua XV Centro de Compras e Lazer. O evento busca resgatar o tempo em que a Rua XV de Novembro era um ponto de encontro dos blumenauenses.
 

Na programação estão atrações para toda a família. São apresentações musicais e de dança, lounge com degustação de produtos catarinenses, varal de poesias, exposição de fotos, pista de skate, orientações em saúde e cidadania, recreação para crianças, participação da Escola Pública de Trânsito, desfile de moda, desfile de moda para cães, distribuição de mudas e contação de histórias.
 

O projeto de revitalização da Rua XV como espaço privilegiado de compras e lazer, no centro histórico de Blumenau, é fruto da união de um grupo de comerciantes em parceria com a CDL Blumenau, Sebrae/SC, SINDILOJAS e Fecomércio.

 

Paisagem histórica


XV de Novembro é o nome que a Rua do Comércio ganhou na República, em 1890. Nas origens da colônia de Doutor Blumenau, era conhecida mesmo por Wurstrasse, Rua da Linguiça, por causa de seu traçado sinuoso de um quilômetro e meio que acompanha a curva do rio Itajaí-Açu. O famoso empreendedorismo local se estabeleceu desde as raízes nessa via que antecipa o crescimento da cidade, lançando tendências urbanísticas em harmonia com a história que resguarda. A rua por onde a Oktoberfest desfila sua alegria todos os anos é ladeada por jardins, parques e alamedas, que colorem o percurso por monumentos históricos, desde o Biergarten até a Prefeitura, com direito à vista da torre da catedral. Esse cenário torna qualquer passeio encantador.
 
 

Sempre melhor


Em 1923, a XV de Novembro foi a primeira rua calçada em Santa Catarina. Nos anos 1970, virou calçadão. No final dos anos 90, ganhou pavimentação de blocos de concreto coloridos que formam um mosaico com a sombra das edificações históricas. Este ano, a Rua XV ganhou um banho de loja e se apresenta radiante, com renovado mobiliário urbano e uma agenda de atividades culturais.

 

 

Newsletter

Sistema CNDL
©2016-2022 - CDL Blumenau - Todos os direitos Reservados - Desenvolvido por SEDIG

Política de Privacidade
Topo