22.10.2012

Entidades empresarias ouvem propostas dos candidatos no segundo turno

Nos dias que antecederam o segundo turno das eleições municipais, Acib, CDL, OAB, Intersindical Patronal, Codeic e Ampe organizaram encontros individuais com os candidatos Napoleão Bernardes (PSDB) e Jean Kuhlmann (PSD). A intenção foi abrir espaço para que cada um pudesse explanar suas propostas e debater ideias com a classe empresarial durante a campanha para o segundo turno.

Napoleão Bernardes reafirmou seu compromisso com a gestão eficiente. Ressaltou que, em uma primeira etapa, em seu governo, serão realizadas: reforma administrativa, redução dos cargos comissionados e intersetorialidade entre as pastas da Prefeitura. O segundo passo será um plano de metas em que o prefeito apresentará os compromissos, metas e indicadores, além do contrato de gestão que todos os secretários terão que assinar com a Prefeitura. Também se comprometeu em realizar audiências públicas setoriais e implantar a governança comunitária. “Em relação à classe empresarial, é preciso atuar na desburocratização das respostas com relação às licenças, alvarás, etc. Implantaremos o Poupa Tempo Empresarial”, afirmou, destacando também a importância da qualificação profissional, por meio de cursos articulados com iniciativa privada.

Jean Kuhlmann ressaltou a necessidade de reorganizar a estrutura interna do Município, com ações como a unificação de Secretarias que tenham atividades semelhantes, redução de cargos comissionados e a criação de estruturas como a Secretaria de Segurança Pública. Ele defendeu a instalação da Guarda Municipal não armada. Kuhlmann também falou sobre a importância do setor de Serviços para a economia da cidade e a necessidade de fortalecer essa área. “Minha visão é que a cidade se torne referência na prestação de serviços. Temos que fortalecer as empresas de Blumenau para que elas possam crescer aqui”, apontou. Além disso, o candidato acredita que o Projeto Blumenau 2050 deve ser aperfeiçoado em alguns pontos e defendeu a volta do Instituto de Planejamento Urbano (Ippub), porém com foco na região metropolitana de Blumenau.

FONTE: ACIB