Notícias

03.12.2012

Pesquisa identifica intenção de compras para o Natal em Santa Catarina

Compartilhe: Google+

Em parceria com o Instituto MAPA, de comprovada credibilidade na área, a FCDL/SC realizou pesquisa com consumidores (504) em 20 cidades no estado. O objetivo da pesquisa foi identificar a intenção de compras para o Natal, entre outros dados importantes. A iniciativa da Federação é mais um serviço para o associado lojista que pode conhecer melhor o consumidor, seu perfil, suas necessidades e assim poder se preparar e atender com mais qualidade e mais focado no que o cliente precisa. Também para o consumidor a pesquisa é interessante, pois revela um retrato do mercado e dos principais produtos em evidência, auxiliando na decisão de compra.

Dentre as constatações que foram apuradas na pesquisa, o levantamento mostrou que o catarinense vai preferir comprar seu presente de Natal em lojas físicas, e apenas 4,4% vai preferir adquirir produtos pela internet. A escolha pelo comércio tradicional, é fruto, certamente, do bom relacionamento que o consumidor tem com o lojista, pois relacionamento hoje é tudo. Uma informação importante identificada na pesquisa é a tendência do catarinenses em destinar parte de seu décimo-terceiro salário para a poupança. Segundo o estudo, 25,8% dos entrevistados declararam que vão destinar o valor à poupança ou a outros investimentos, enquanto 23,6% vão pagar dívidas vencidas ou antecipar o pagamento de débitos ainda a vencer.

O estudo revelou que 68,5% disseram que vão pagar as compras em dinheiro e 16,4% com cartão de débito e que o gasto médio com cada presente ficará em R$ 123,70. Além disso, 66,1% disseram que vão pagar à vista. Outro dado a chamar a atenção foi o item “cosméticos e perfumaria” ocupar o terceiro lugar (com 43,4%) entre as preferências do consumidor para presentear no Natal.  Os itens preferenciais para os presentes de fim de ano, numa lista de múltipla escolha – poderia ser escolhido mais de um, portanto –  foram artigos de vestuário (69,6%) e brinquedos, livros, CDs e DVDs, com 57,5%.

Uma nova pesquisa já está encomendada para o final de ano, onde poderemos fazer um balanço das vendas do Natal, a partir de entrevistas com o consumidor catarinense, continuando a parceria agora iniciada com o Instituto Mapa, procurando satisfazer também as expectativas dos lojistas associados.

FONTE: FCDL SC

 

Newsletter

©2016 - CDL Blumenau - Todos os direitos Reservados - Desenvolvido por SEDIG.
Topo