24.05.2013

Inovação marca a abertura da 45ª Convenção Estadual do Comércio Lojista

Seguindo a risca o tema Inovando o Varejo, escolhido para nortear a 45ª Convenção Estadual do Comércio Lojista, FDCL  SC e CDL Blumenau surpreenderam as cerca de 1,3 mil pessoas que compareceram à abertura do evento, que teve início na noite desta quinta-feira (23/05).  Além da estrutura montada no Parque Vila Germânica, com o maior telão já usado em eventos em Santa Catarina (46mx7,6m),  a Vila foi transformada em um espaço para abrigar uma ampla programação em cinco auditórios. O maior deles recebeu uma abertura prestigiada por representantes do comércio de níveis municipal a nacional. Sérgio Alexandre Medeiros, presidente da FCDL SC, e Paulo Cesar Lopes, presidente da CDL Blumenau, foram anfitriões de convidados ilustres a exemplo de Roque Pellizzaro da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), o Governador  Raimundo Colombo e o prefeito Napoleão Bernardes Neto.
Sérgio Alexandre Medeiros, falou sobre o cenário estadual e aproveitou a presença de lideranças para transmitir alguns dos pedidos de toda a classe para que o comércio, assim como foi afirmado pelo Governador Raimundo Colombo, continue a contribuir de maneira maciça para o desenvolvimento econômico de todo o estado. Já Paulo Cesar Lopes, presidente da CDL Blumenau, aproveitou o discurso para destacar  a necessidade de inovação, ainda mais para o segmento lojista que enfrenta uma série de dificuldades – de altas cargas tributárias a concorrência desleal- e precisa se reciclar dia a dia. “ Analisar o nosso cenário atual como pessimista ou otimista depende de cada um de nós. Empreendedor é aquele que  diante das maiores adversidades consegue tirar algo bom. Inovar é isso, é obter sucesso focando não no problema, mas em uma mudança, em uma solução”, reforçou Lopes.
Nos próximos dias, a Convenção Estadual do Comércio Lojista promoverá a sinergia entre lojistas e promoverá debates a partir de palestras com renomes nacionais e painéis com cases de sucesso de empresas da região. Paralelamente  à Convenção Estadual do Comércio Lojista é realizado a 14º Encontro Nacional da CDL Jovem. Esse encontro contará com um painel e visitação técnica.