25.05.2013

Modernidade e tradição encerram painéis da Convenção Lojista

Os últimos quatro painéis da 45ª Convenção Estadual do Comércio Lojista trouxeram aos cerca de 1300 participantes assuntos que afetam a todos, independentemente da região catarinense onde atuam. Leandro Luiz Fandaruff seguiu a risca o tema Inovação e mostrou um case que une a tradição de 85 anos da blumenauense Haco Etiquetas e o arrojo da cadeia varejista nacional Memove.  Leandro falou sobre o sistema que possibilita o acompanhamento de todos os processos de uma peça até a chegada ao cliente. Essa informatização, segundo ele, agiliza e reduz as chances de erro em vários passos de toda a cadeira produtiva.

Inovação também foi o que trouxe o painelista Arnaldo Ferreira dos Santos. Só que ele falou sobre o que há de novo em golpes e crimes contra o comércio. Divertido e criativo, destacou aos participantes  que o grande segredo é estar atento e se prevenir para ações que ainda nem foram criadas mas em breve serão usadas por falsários em empresas de todo o país, independentemente do porte.

Já Felix Theiss, consultor de empresa, abordou no painel  Sucessão Familiar que não basta fazer parte de uma família para saber conduzir um negócio que há anos tem sucesso. Reforça que a informação é algo que mesmo com as mudanças no sistema de gestão, não deixa de ser a chave do sucesso. “A empresa vai crescendo e a complexidade em conduzir os negócios vai aumentando. Os filhos ajudam a lidar com os novos desafios pois têm energia. Mas para que a sabedoria dos sucessores e a força dos jovens levem a bons resultados, tem que haver diálogo.

Já Glenn Gomes de Carvalho falou sobre a preparação de uma loja para vender mais. Destacou artifícios como a mais eficiente exposição de produtos, como melhorar a circulação de clientes dentro das lojas e maneiras de melhorar a aproximação com o cliente.  “Tem que dar água na boca do consumidor sempre que ele entrar no seu negócio", conclui.

Glenn Gomes de Carvalho deu dicas para o layout da loja.