04.07.2013

CDL Blumenau integra Observatório Social

Juntamente com outras entidades de classe, a CDL Blumenau participa das reuniões para definir o funcionamento do Observatório Social (Osblu), que tem o objetivo de fiscalizar e proteger o interesse coletivo e elaborar propostas visando o desenvolvimento do município. O projeto é baseado no Conselho de Cidadania, Ética e Justiça da Cidade de Guarapuava (Concejug), cujo presidente, José Wagner Coimbra Campos, esteve na cidade no fim de junho para dar orientações sobre a estruturação do Osblu.

Na cidade paranaense, o conselho é formado por 78 entidades de classe e da sociedade civil organizada. Recentemente, eles realizaram um seminário sobre práticas legislativas para os vereadores e distribuíram uma cartilha sobre voto consciente. Em Guarapuava, cada entidade participante paga uma mensalidade para financiar os gastos. “A nossa função é acompanhar e fiscalizar, não entrar em confronto, pois isso é função do Ministério Público”, explicou Campos.

Em Blumenau, até o momento, Acib, OAB, Sescon, Simmmeb, Sindigraf, Codeic, Ampe, Conselho Estadual de Combate à Pirataria, Advocacia Geral da União, Receita Federal, Executivo Municipal e Somar integram o Observatório. Com a estruturação do Osblu será possível acompanhar todos os passos do Poder Público, desde a licitação até a entrega de materiais ou obras. “Queremos nos aprofundar nas discussões, envolver a comunidade nos assuntos de interesse da cidade e ajudar a construir uma Blumenau melhor”, comenta o presidente da CDL Blumenau, Paulo César Lopes.