04.07.2013

Consumidores são beneficiados com parceria entre Procon e CDL Blumenau

Há cerca de sete anos, a CDL Blumenau e o Procon vem estreitando o relacionamento com o objetivo de orientar os lojistas e melhorar o comércio da cidade. “Esta parceria é fundamental para que a gente conheça o que cabe aos empresários e o que é de responsabilidade do cliente, além do apoio aos projetos que estimulam o comércio local”, comenta o presidente Paulo César Lopes, lembrando do Vitrine Leigal, que mostra ao comerciante a forma correta de apresentar preços e condições de pagamento nas vitrines, e do Selo Empresa Destaque no Atendimento, que premia as empresas que não tiveram reclamações ou que resolveram os problemas de forma rápida e eficaz.

O resultado da parceria pode ser percebido no ranking do Procon. Apenas 5% das reclamações que chegam até o departamento envolvem as lojas blumenauenses. “Desde sempre, o movimento lojista se mostrou aberto para escutar nossas orientações e solucionar com rapidez os impasses. Hoje, 94% dos casos que chegam até nós, são solucionados e isso fica mais fácil com a participação das entidades de classe”, afirma o diretor do Procon, Alexandre Caminha.

Pensando no benefício que a parceria oferece aos consumidores, a CDL Blumenau conta com um funcionário exclusivo para realizar o atendimento dos associados e repassar as dúvidas ao Procon. Dessa forma, o departamento tem o trabalho facilitado porque as informações chegam filtradas, os lojistas ganham orientações para adequar o negócio à legislação e a comunidade é beneficiada com lojistas mais preparados.