20.09.2013

Conselho de Língua Alemã quer idioma em escolas estaduais

Que Blumenau é um pedacinho da Alemanha no Brasil, muitos já sabem. Mas o que vem sendo feito para manter a tradição dos antepassados? O Conselho Municipal da Língua Alemã se reuniu com o secretário Estadual de Educação, Eduardo Deschamps, para discutir sobre a implantação do idioma no Ensino Médio. Em Blumenau, 20 das 50 escolas municipais oferecem o alemão na grade curricular. Sete são escolas multisseriadas com turmas até o 5º ano, as outras ensinam o idioma para todas as crianças do Ensino Fundamental.

Mais do que manter a identidade, o ensino da língua alemã é fundamental para a formação dos estudantes, que ganham um diferencial no currículo. “Os blumenauenses se orgulham das tradições e com a inclusão do idioma buscamos manter a comunicação entre as diferentes gerações e ajudar no contato entre as pessoas, associações e empresas”, explica o gerente executivo da CDL Blumenau, Carlos Jacques Dressler, que também participou da reunião. O Conselho se encontra mensalmente com o objetivo de conscientizar o uso da língua alemã como parte cultural da cidade e restabelecer vínculos através do uso contínuo do idioma.