04.11.2013

CDL Blumenau apoia evento sobre lavagem de dinheiro

Com o objetivo de esclarecer sobre a Resolução 24 da Lei 12.683/2012, que obriga os contadores a comunicarem ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) operações suspeitas das empresas assessoradas, o vice-presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis (Fenacon) Guilherme Tostes veio a Blumenau.  Durante a palestra, o empresário explicou que a lei não é prejudicial aos profissionais contábeis e que não transforma os contadores em denunciantes de seus clientes. “Nós já tínhamos a responsabilidade de comunicar, o que a lei fez foi nos obrigar a prestar a informação”, afirma. Para o presidente da CDL Blumenau, uma das entidades que apoiou o evento promovido pelo Sescon, Paulo Cesar Lopes, o novo instrumento é bom porque a lei deve ser igual para todos. “Como empresário posso dizer que arcamos com uma alta carga tributária e as ações mal intencionadas de alguns podem fazer com que o Governo tente recuperar esse dinheiro aumentando outros encargos”, esclarece.