29.05.2014

CDL Blumenau participa de corte do bolo tributário e ação de combate à pirataria

A CDL Blumenau se uniu a outras entidades empresariais e sindicais para a realização do corte do bolo tributário na última segunda-feira (26/5). Este é o sexto ano que a ação é realizada para marcar a Semana do Movimento em Respeito ao Contribuinte e mostrar como impostos e taxas sobrecarregam o valor final de produtos e serviços. Em 2013, o evento teve como tema a pirataria e como o consumo de produtos piratas prejudica os próprios contribuintes. “Sabemos que a população não tem o retorno necessário dos impostos que paga, mas a pirataria é ainda pior porque o preço nem sempre é muito inferior e não há retorno algum para a sociedade. Pelo contrário, só serve para fomentar outros crimes como tráfico de drogas e trabalho escravo”, comenta o presidente da CDL Blumenau, Paulo Cesar Lopes.

Além do bolo, que lembrou em fatias o nome dos mais de 80 tributos pagos no Brasil, as entidades expuseram na Rua XV de Novembro um impostômetro e um varal do imposto e entregaram uma cartilha contra a pirataria. As ilustrações do Vovô Chopão explicam os malefícios dos produtos piratas e como o cidadão pode ajudar nesse combate. O material informativo também foi entregue para alunos da rede municipal de ensino. “Temos razão em lutar pelos nossos direitos, mas é preciso que cada um faça a sua parte e cumpra seus deveres também”, explica Lopes. Para ajudar no combate à pirataria, as denúncias podem ser feitas, inclusive anonimamente, no site www.forumcontrapirataria.org.