25.06.2014

Nada de sexo frágil

Pesquisa avaliada em Blumenau mostra o poder das mulheres nas decisões de compras

Quais os hábitos de consumo dos catarinenses? É isto que o Conselho Editorial Impar 2014 discutiu nesta quarta-feira (25/6) em Blumenau. Este é o sétimo ano que o Índice de Marcas de Preferência e Afinidade Regional, promovido pela RIC TV Record e aplicado pelo Ibope Inteligência, identifica as marcas mais lembradas pelos consumidores e debate a importância das inovações regionais e as suas influências no consumo da sociedade. O presidente da CDL Blumenau Paulo Cesar Lopes, na companhia de outros convidados, participou desta edição mediada pela empresária Andréa Saad, que aproveitou a oportunidade para avaliar os hábitos de consumo em Santa Catarina e o poder das mulheres neste contexto. O evento, que é realizado em mais cinco cidades, tem o objetivo de contribuir na discussão sobre a importância da fidelização das marcas e reconhecimento dos públicos.

Com foco no poder de consumo do sexo feminino, o debate de 2014 apresentou as estatísticas que comprovam que, quando o assunto são compras, as mulheres são as tomadoras e motivadoras de decisão. A pesquisa reforça que mais do que adquirir produtos relacionados à beleza, hoje elas dominam decisões relacionadas à saúde e, até, sobre a aquisição de carros. As tendências de consumo para este ano mostram uma contradição de valores, onde o desejo por itens de luxo e a valorização do apelo visual estão de um lado e a consciência ecológica e a importância do ambiente comunitário surgem do outro.

Para Lopes, as pesquisas sazonais realizadas pela Fecomércio, em parceria com a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina, já demonstram o poder das mulheres enquanto consumidoras. “Em praticamente todos os levantamentos, elas estão entre a maioria dos entrevistados”, esclarece o presidente. O Dia dos Pais e o Dia das Crianças são as datas em que elas mais aparecem, representando 76% dos entrevistados. A única data em que elas ficam abaixo dos homens é o Dia das Mães, quando além dos filhos, muitos maridos realizam a compra do presente.