28.08.2014

CDL Blumenau integra grupo de discussão sobre terceiro Objetivo do Milênio

A CDL Blumenau participou do 4º Círculo de Diálogos sobre os Objetivos do Milênio. O grupo, que na cidade se chama “Movimento Nós Podemos Blumenau”, é formado por representantes do governo, de empresas e da sociedade civil com o interesse de colocar em prática o que se discute desde 2000 pela Organização das Nações Unidas (ONU). Há 14 anos, ao analisar os maiores problemas mundiais, a ONU estabeleceu oito objetivos que devem ser atingidos por todos os países até o ano que vem. No Brasil, os objetivos estão no programa do Governo Federal e cada cidade procura formas de contribuir. “Os Objetivos são uma preocupação recorrente de toda a comunidade, só não temos o costume de usar esse nome. Nós sempre participamos de todas as iniciativas que buscam o desenvolvimento e o aumento na qualidade de vida da cidade”, comenta o presidente da CDL Blumenau, Paulo Cesar Lopes.

Neste quarto encontro, realizado na Fundação Fritz Muller, foram decididas quais propostas serão apresentadas ao prefeito de Blumenau e onde é possível encontrar parcerias. As ações que serão trabalhadas devem ser direcionadas a cada objetivo, que são: 1) Erradicar a pobreza; 2) Atingir ensino básico; 3) Promover igualdade entre os sexos e autonomia das mulheres; 4) Reduzir a mortalidade infantil; 5) Melhorar a saúde materna; 6) Combater HIV, AIDS, malária e outras doenças; 7) Garantir sustentabilidade ambiental; 8) Estabelecer parceria mundial para o desenvolvimento.

A CDL Blumenau integra a discussão sobre o terceiro objetivo. Por isso, a ideia do grupo é criar um Conselho da Mulher na cidade. Até o dia 28 de agosto, quando será realizado o próximo Círculo de Diálogos, um esboço do projeto deve estar finalizado. O intuito é descrever os objetivos, as estratégias e a atuação desse Conselho na comunidade blumenauense para em seguida agendar uma visita à Prefeitura e apresentar a iniciativa. Para conhecer melhor o movimento, basta acessar o blog nospodemosblumenau.blogspot.com.br.