12.09.2014

“A diferença de uma empresa para outra está no design”

Hans Donner, que estará em Blumenau nesta terça-feira, fala sobre futuros projetos e a busca pela inspiração

Responsável pelos primeiros efeitos especiais e pela revolução visual da televisão brasileira, Hans Donner chegou da Áustria na década de 1970 e desde então está sempre à frente das marcas e vinhetas mais comentadas do Brasil. Nesta terça-feira (16/9), às 19h30min, os blumenauenses têm um encontro marcado com o designer, que participa do Ciclo de Palestras da CDL Blumenau no Teatro Carlos Gomes. Em entrevista, ele fala sobre a sorte de ter encontrado o que considera o melhor emprego do mundo, a criatividade dos brasileiros e onde busca inspiração para alcançar sucesso com seus projetos. Confira:

CDL Blumenau - Você é famoso pela criatividade e inovação. O que o inspira?

Hans Donner - Para quem tem o dom de criar, tudo flui. Os anos de prática e a atenção que tenho com tudo que me rodeia são fundamentais para as minhas criações. A inspiração vem de todos os lados. É preciso estar atento, ligado, para que boas ideias não passem despercebidas.

CDL - Como a criatividade ajuda no dia a dia de um empresário?

Donner - Minha paixão é o design e nos últimos anos vimos um homem, um dos maiores empresários do mundo, apostando e tendo sucesso com o design. Para aqueles que gostam do trabalho de Steve Jobs, a empresa dele é quase como uma religião, há paixão pelos produtos. Eu tive a sorte de encontrar no Brasil o Steve Jobs da televisão, o Boni, que entendia o poder do design e foi isso que fez a Rede Globo ser o que é. Os empresários precisam reconhecer que a diferença de uma empresa para outra está no design, está naquilo que faz o olho brilhar. Ser diferente e ser reconhecido, pois isso deve ser inspirador para qualquer empresário.

CDL - Como você vai mostrar isso aos blumenauenses. O que veremos em sua palestra?

Donner - Começo contando uma história que poucos conhecem. A história de quem chegou ao Brasil há 40 anos e conquistou o melhor emprego do mundo, algo que eu nem imaginava. Eu não tinha nem coragem de sonhar com algo tão lindo. Em seguida, vamos voltar no tempo, relembrando de projetos meus que foram sucesso e fazendo com que as pessoas recordem como foram influenciadas e tocadas com o meu trabalho, para quem sabe inspirar as pessoas a fazerem o mesmo. Quem for à palestra, é bom ir preparado, porque vai sair outra pessoa.

CDL - Você acha que o Brasil é um país criativo?

Donner - O Brasil tem talentos incríveis. Durante muitos anos, essas pessoas não tiveram oportunidade por terem nascido aqui, principalmente os empresários, pois a visão que se tinha, era de que tudo que é bom vem de fora. Eu tive sorte por causa disso, por ser estrangeiro. Mas isso está mudando, muitos brasileiros estão sendo reconhecidos no exterior e isso vem abrindo as portas para que os profissionais daqui possam mostrar o talento e a riqueza dos seus trabalhos.

CDL - Podemos saber quais são seus futuros projetos?

Donner - Estamos trabalhando para que uma emissora do Sul do Brasil tenha o mesmo privilégio da Rede Globo, de modernização da marca. Mas o que posso dizer mesmo, é que continuo a minha missão de embelezar a vida das pessoas, contribuindo com a beleza dos marcadores de tempo.

Serviço:

O que: Ciclo de Palestras com Hans Donner