Notícias

22.01.2016

CDL inaugura Espaço Cultural Casa do Comércio

Compartilhe: WhatsApp

Blumenau já conta com mais um espaço para a cultura local. Na noite dessa quinta-feira, 21, foi inaugurado o Espaço Cultural Casa do Comércio, na Alameda Rio Branco, 165. A iniciativa é a primeira de uma série ações em comemoração aos 50 anos da CDL Blumenau. O evento, realizado no primeiro andar da Casa do Comércio, reuniu autoridades, a diretoria e colaboradores da CDL, pessoas ligadas à cultura da cidade, imprensa e amigos e convidados do artista e da entidade.

A primeira mostra exposta no Espaço Cultural Casa do Comércio é Assemblage Blu, do artista blumenauense H. Dittrich, que durante 16 anos trabalhou na CDL Blumenau. “Estou me sentindo como uma debutante na festa de 15 anos, pois apesar dos meus 65 anos, ainda sou um iniciante do mundo das artes”, brincou o artista. Dittrich agradeceu o espaço concedido às obras e fez um agradecimento especial a professora Noemi Kellermann, que foi muito importante na vida cultural dele.

O presidente da Fundação Cultural de Blumenau, Sylvio Zimmermann Neto, destacou que Blumenau possui 14 museus, sendo a segunda cidade catarinense com mais museus. “Não basta termos cultura, é preciso mostrá-la, expô-la. Parabéns Dittrich pela iniciativa e à CDL pelo espaço”, afirmou.

Já o presidente da CDL Blumenau, Helio Roncaglio, destacou que a Casa do Comércio, desde a sua criação, é uma obra de arte. “Esse espaço já foi uma maternidade, um lugar cheio de vida. A Casa do Comércio respira esse ar todos os dias e o Espaço Cultural vem ao encontro disso tudo”, lembrou Roncaglio.

O Espaço Cultural Casa do Comércio está aberto ao público, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30. Artistas interessados em expor no local nos próximos meses podem falar com Elsa pelo e-mail [email protected].

 

Assemblage Blu

A exposição Assemblage Blu do artista H. Dittrich é composta por 20 peças, que harmonizam madeira de demolição com objetos metalizados. O artista explica que Assemblage é um termo francês, que identifica o tipo de trabalho feito por ele - escultura Assemblage - e o Blu é, naturalmente, em homenagem à cidade.

Sobre a inspiração para as obras, Dittrich, diz que vem da vida. “Não me fixo a um objeto específico, gosto da diversidade. Inspiro-me em coisas do dia a dia, como um disco de vinil, uma música do Pink Floyd, a minha gatinha Agatha ou um ideograma oriental, por exemplo”, cita o Dittrich. Uma das características do trabalho de H. Dittrich é a perfeição das formas. “Sou milimétrico na execução de cada detalhe”, revela.

 

Serviço

O quê: Espaço Cultural Casa do Comércio – Exposição Assemblage Blu

Quando: 21 de janeiro a 20 de março, das 8h às 17h30, de segunda a sexta-feira.

Local: Casa do Comércio, localizada na Alameda Rio Branco, 165 – Centro, Blumenau

 

Exposição Assemblage Blu, do artista H. Dittrich

Exposição Assemblage Blu, do artista H. Dittrich, é a primeira mostra do Espaço Cultural Casa do Comércio.

Crédito: Pedro Waldrich

O artista H. Dittrich (branco) e o presidente da CDL Blumenau, Helio Roncaglio, no Espaço Cultural Casa do Comércio.

O artista H. Dittrich (branco) e o presidente da CDL Blumenau, Helio Roncaglio, no Espaço Cultural Casa do Comércio.

Crédito: Pedro Waldrich

 

 

A mostra Assemblage Blu é composta por vinte obras que harmonizam madeira de demolição com objetos metalizados.

A mostra Assemblage Blu é composta por vinte obras que harmonizam madeira de demolição com objetos metalizados.

Crédito: Pedro Waldrich

 

H. Dittrich dedicou a exposição à professora Noemi Kellermann.

H. Dittrich dedicou a exposição à professora Noemi Kellermann.

Crédito: Pedro Waldrich

 

Newsletter

Sistema CNDL
©2016-2022 - CDL Blumenau - Todos os direitos Reservados - Desenvolvido por SEDIG

Política de Privacidade
Topo