Notícias

23.03.2016

Maílson da Nóbrega vem a Blumenau e fala sobre cenário econômico e político do Brasil

Compartilhe: Google+

Mais de 500 pessoas assistiram à palestra Perspectivas da Economia Brasileira, do economista e ex-ministro da Fazenda, Maílson da Nóbrega. Ele esteve na noite desta terça-feira (22), no Teatro Carlos Gomes e falou sobre os desafios, tendências e soluções para o Brasil. O evento abriu o Ciclo de Palestras 2016 promovido pela CDL Blumenau organizado pela UniSagres (Universidade Corporativa Dom Henrique de Sagres).

O ex-ministro palestrou por cerca de uma hora.  Sobre os desafios do Brasil, Maílson destacou a necessidade de reformas para o País ganhar em competitividade e na educação de qualidade para todos. “Um trabalhador brasileiro tem produtividade de 18% em relação a um trabalhador americano. É preciso mudar essa realidade”, afirmou.

Apesar de toda a instabilidade vivida pelo Brasil, o economista disse que as perspectivas são de melhora. Entre os argumentos do ex-ministro estão: o atual ciclo do PT no governo federal que deve encerrar em 2018; o momento atual é o semelhante ao que precedeu duas grandes crises já vividas pelo Brasil; e a renovação da liderança, que pode gerar um novo ciclo de mudança.

Sobre os riscos para o futuro político, Maílson citou a eleição de um aventureiro. “Para as próximas eleições, em 2018, vejo cinco candidatos na disputa: Aécio Neve, Geraldo Alckmin, Marina Silva, Ciro Gomes e o Lula. Desses, Aécio e Marina devem disputar o segundo turno”, explicou.

Ao término da palestra, Maílson respondeu aos questionamentos do público. O ex-prefeito de Blumenau, Felix Theiss, destacou Santa Catarina no cenário da inovação e das startups, ficando atrás apenas de estados como São Paulo. “Santa Catarina é um ponto fora da curva positivamente. A inovação é a seiva do desenvolvimento, mas é preciso se atentar aos mecanismos de avaliação”, comentou Maílson.

O evento contou com a participação de empresários de diversos setores e autoridades como o ex-prefeito e atual diretor do Banco de Desenvolvimento Regional do Extremo Sul (BRDE), Renato de Mello Vianna, o presidente da Acib, Carlos Tavares D’Amaral e a diretoria da CDL Blumenau. “Estamos muito satisfeitos com esse primeiro evento do Ciclo de Palestras de 2016. Estamos levando conhecimento às pessoas e preparando melhor os empresários para os desafios dos próximos anos”, disse o presidente da CDL Blumenau, Helio Roncaglio.

O Ciclo de Palestras 2016 conta com o patrocínio do Hospital Santa Catarina e Seven Comunicação Total e o apoio das rádios Clube, CBN Vale do Itajaí e Nereu Ramos. 

 

Maílson da Nóbrega vem a Blumenau e fala sobre cenário econômico e político do Brasil

Maílson da Nóbrega vem a Blumenau e fala sobre cenário econômico e político do Brasil

Maílson da Nóbrega vem a Blumenau e fala sobre cenário econômico e político do Brasil

 

Newsletter

©2016 - CDL Blumenau - Todos os direitos Reservados - Desenvolvido por SEDIG.
Topo