Notícias

08.06.2016

Espaço Cultural Casa do Comércio recebe exposição Marítimas

Compartilhe: Google+

As obras são do fotógrafo Ronaldo Azambuja. O espaço é aberto ao público e a visitação é gratuita.

A partir da próxima segunda-feira, 13, os blumenauenses poderão visitar as novidades do Espaço Cultural Casa do Comércio. Dessa vez, a arte vem por meio das fotografias de Ronaldo Azambuja, natural de Brusque, mas que morou por muitos anos em Blumenau.  A exposição “Marítimas” é composta por 10 obras e deve permanecer no local por 25 dias.

A abertura da mostra será marcada por um coquetel para convidados, no dia 13, às 19h30, na Casa do Comércio. O evento contará com a presença de autoridades, pessoas ligadas à cultura, diretores e colaboradores da CDL e demais convidados.  

Nessa exposição, o fotógrafo Ronaldo Azambuja apresenta imagens de antigas embarcações, piers e paisagens marítimas capturadas na ilha de Santa Catarina, na cidade de Punta Arenas e na Estância San Gregório às margens do Estreito de Magalhães, na Patagônia Chilena.

Azambuja diz que sempre entendeu o mar como uma fonte de mistérios e desafios para os seres humanos desde os primórdios da humanidade. “A proposta da exposição é resgatar o homem da cidade, o observador, e induzi-lo a mergulhar nas sensações capturadas pelas imagens retratadas nesses locais, provocando momentos de introspecção, distanciamento, empatia e deleite”, explica Azambuja.

Sobre o Espaço Cultural Casa do Comércio, Azambuja entende que a iniciativa é uma excelente forma de fomento a cultura e um exemplo a ser seguido. Para ele, expor no local tem duplo valor. “Primeiro como artista que disponibiliza suas obras para serem apreciadas pelo público em geral. E segundo, por eu ter morado em Blumenau por vários anos, e, então poder retribuir com esta exposição à cidade que me acolheu naquele período”, conta o fotógrafo.

Para o presidente da CDL Blumenau, Helio Roncaglio, a cultura é essencial na formação do indivíduo. “Estamos muito satisfeitos em poder viabilizar mais cultura as pessoas. A CDL tem um papel muito importante no desenvolvimento da cidade e acreditamos que a cultura é parte disso tudo”, afirma Roncaglio.

O Fotógrafo

Ronaldo Azambuja entrou em contato com o mundo fotográfico ainda na infância através de seu pai e de um tio dono de um estúdio fotográfico, em Brusque. Seu pai o presenteou com as Kodak´s da época e o tio o permitia circular pelo estúdio, onde, acompanhando a fruição de fotografias de viagens, foi adquirindo marcado interesse pela arte.

Com o tempo, o interesse foi crescendo por meio de visitas a diversas exposições. Igualmente o conhecimento veio com o aperfeiçoamento autodidata e a prática. Tornou-se um admirador das expressões da arte fotográfica, ampliando a prática e as leituras na área, juntamente com a necessidade de dividir conhecimento e expor os trabalhos.

Atualmente desenvolve pesquisa visual aliando a fotografia ao conceito de tempo, através de pequenas e longas viagens, unindo o tempo de observação, de deslocamento e o instante fotográfico. Quem desejar conhecer mais sobre as obras de Ronaldo Azambuja pode acessar as redes sociais dele:

Instagram: ronaldoazambuja_

Web site: www.ronaldoazambuja.com.br

Behance: www.behance.net/ronaldoazambuja

Facebook: Ronaldo Azambuja Fotógrafo

 

Espaço Cultural Casa do Comércio

O Espaço Cultural Casa do Comércio é uma iniciativa da CDL Blumenau com a proposta de viabilizar cultura as pessoas, bem como uma forma de valorização aos artistas que tenham alguma relação com Blumenau.

O local foi reaberto ao público no dia 21 de janeiro de 2016 com a exposição ASSEMBLAGE BLU, do artista blumenauense H. Dittrich. O Espaço é aberto ao público e a visita, que é gratuita, pode ser feita das 8h30 às 17h, no 1º andar, na Casa do Comércio.

 

Serviço

Lançamento da Exposição “Marítimas”, do fotógrafo Ronaldo Azambuja

Dia 13 de junho, às 19h30

Local: Casa do Comércio, localizada na Alameda Rio Branco, 165 – Centro, Blumenau

 

Espaço Cultural Casa do Comércio recebe exposição Marítimas

Ronaldo Azambuja é natural de Brusque, mas que morou em Blumenau por muitos anos.

 

A exposição “Marítimas”, do fotógrafo Ronaldo Azambuja, é composta por 10 obras. 

 

Newsletter

©2016 - CDL Blumenau - Todos os direitos Reservados - Desenvolvido por SEDIG.
Topo