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09.08.2016

Blumenauenses devem gastar mais que a média Estadual no Dia dos Pais

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Os consumidores blumenauenses devem investir mais no presente para o Dia dos Pais deste ano. A previsão é de um gasto médio de R$ 155,55, valor superior ao do ano passado (R$ 131,63) e maior que a média estadual deste ano, que ficou em R$ 150,69. Os dados são da pesquisa realizada pela Fecomércio SC e a Federação das CDLs de SC (FCDL/SC) para a data comemorada no próximo domingo, dia 14 de agosto. No entanto, 50,6% pretende dispensar o clássico almoço de domingo em restaurantes, optando pelas reuniões de família em casa. No estado o hábito deve ser mantido por apenas 33,2% das famílias.

Para o presidente da CDL Blumenau, Helio Roncaglio, o mercado já apresenta sinais de reação, ainda que tímidos. “É possível que a entrada da metade do 13º salário pago em julho a muitos trabalhadores tenha colaborado. Outra situação é que a CDL investiu em uma ampla campanha de marketing, incentivando às compras no comércio de Blumenau, especialmente naquelas lojas associadas à entidade, seja no centro ou nos bairros. É uma forma de atrair os consumidores”, explica Roncaglio. O material da campanha para o Dia dos Pais já foi disponibilizado aos associados.

“O comércio deve aproveitar o inverno para impulsionar as vendas no dia dos pais. Em tempos de consumo retraído não é apenas o preço que é levado em conta: atendimento e a experiência de compras podem fidelizar o cliente em longo prazo e até garantir um tíquete médio maior”, aponta Bruno Breithaupt, presidente da Fecomércio SC.

Comportamento do consumidor

Boa parte dos presentes deve ser comprada à vista: 61,4% afirmaram que pretendem pagar em dinheiro, frente ao percentual estadual de 67,85%. O parcelamento no cartão de crédito (14,2%) e débito (11,7%) aparecem em segundo e terceiro lugar. O comércio de rua (63,6%) e shopping (26,6%) devem ser os principais destinos das compras, com foco nos setores de vestuário (62,3%), perfumes/cosméticos (12,3%) e calçados (8,2%). Preço (37%), promoção (26%) e atendimento (19%) atraem os consumidores e podem ajudar a definir a compra – 68,7% pretende fazer pesquisa de preço antes de ir às compras.

A pesquisa de intenção de compras foi realizada pela Fecomércio SC e FCDL/SC nas cidades de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí para conhecer o perfil do consumidor e a intenção de compras para o período.

 

 

 

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