Notícias

04.07.2017

Entrega da ECF até o dia 31 de julho necessita de Certificado Digital

Compartilhe: WhatsApp

Os empresários precisam ficar atentos ao prazo para a entrega da Escrituração Contábil Fiscal (EFC) no Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), que vai até o dia 31 de julho. Na declaração deve constar todas as operações que compõem a base de cálculo e o valor apurado do Imposto de Renda para Pessoas Jurídicas (IRPJ) e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). O acesso ao sistema é feito com o uso do certificado digital no âmbito da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.

A ECF é uma obrigação que abrange os dados contábeis e fiscais que se referem à apuração do IRPJ e o CSLL, o que agiliza o processo de acesso do Fisco e torna mais eficiente a fiscalização por meio do cruzamento de dados digitais. O sistema foi implantado no ano-calendário 2014, em substituição a Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Jurídica, tornando mais complexa a entrega de informações dos empresários ao Fisco.

A declaração deve ser feita pelas pessoas jurídicas optantes do Lucro Real, do Lucro Presumido, do Lucro Arbitrado e as empresas imunes e isentas. Já as instituições optantes pelo Simples Nacional, autarquias, fundações, órgãos públicos e pessoas jurídicas inativas não estão obrigadas a fazer a Escrituração. Para maior segurança, autenticidade e integridade dos dados, a ECF deve ser assinada digitalmente com certificado digital emitido por entidade credenciada pela ICP-Brasil.

Para mais informações sobre o Certificado Digital entre em contato com as agentes certificadoras da CDL Blumenau pelo fone (47) 3221-5763 ou pelo e-mail [email protected]

Fonte: www.iti.gov.br

Certificado Digital Blumenau

 

 

Newsletter

Sistema CNDL
©2016 - CDL Blumenau - Todos os direitos Reservados - Desenvolvido por SEDIG.
Topo