Notícias

27.07.2017

Fórum Análise de Crédito discute mitos sobre cobrança

Compartilhe: WhatsApp

Mitos sobre cobrança e inclusão no Sistema de Proteção ao Crédito (SPC) foram assuntos tratados na manhã desta quarta-feira, dia 26, no Fórum Análise de Crédito. O encontro, promovido pela CDL Blumenau, foi realizado no auditório da entidade com 18 participantes.

De acordo com a psicóloga Viviane Giombelli e o facilitador Jorge Caresia, que desenvolvem os trabalhos com o grupo, há muitos mitos nessa área, o que acaba gerando insegurança nos profissionais. Entre as dúvidas, duas se destacam:

1 - Quais os documentos válidos para fazer a cobrança?

Para fazer a cobrança, basta que o comerciante tenha algum documento assinado pelo consumidor, onde o mesmo informa que está ciente que precisa quitar a dívida.

2 – Quem pode assinar notas, boletos e canhotos como forma de recebimento de um produto comprado?

Para comprovar a entrega da mercadoria, o comerciante precisa que alguém (não precisa ser o comprador) do endereço indicado assine o documento, que pode ser uma nota, o canhoto ou um boleto. Nesse caso, é importante que a pessoa que recebe a mercadoria e assina o documento, se identifique. A sugestão é que peça para a pessoa ou o entregador colocar o nome completo da pessoa junto a assinatura.

De acordo com Viviane, esses detalhes evitarão futuras “dores de cabeça”, como o caso de um cliente reclamar que não pagou o carnê ou boleto, por não ter recebido a mercadoria. “Se houver um documento assinado e identificado, é mais fácil comprovar a compra e entrega”, explica Viviane.

O encontro contou com a participação do gerente executivo da CDL Blumenau, Arlindo Sehnem Filho, que ficou muito contente com a oportunidade e satisfeito com os assuntos discutidos. “Estou surpreendido positivamente com o grupo. É um excelente trabalho desenvolvido aqui, que certamente agrega muito conhecimento e boas práticas no dia a dia dos nossos associados”, comentou Arlindo.

Fórum Análise de Crédito discute mitos sobre cobrança

 

Resultados

Pela terceira vez participando do Fórum, Glênio Maia Monteggia, proprietário da Ella Happy, no bairro Garcia, em Blumenau, conta que já tem aprendido bastante com o grupo e, inclusive, já adotou novas práticas na empresa. Confira o depoimento:

A Ella Happy é uma confecção atacadista, que oferece produtos exclusivos, qualidade e conforto a pronta entrega. Saiba mais em facebook.com/pg/marcaellahappy.

Sobre o Fórum

O Fórum Análise de Crédito ocorre mensalmente e é destinado exclusivamente aos associados à CDL Blumenau. Para participar basta confirmar a presença com Marise pelo e-mail [email protected] ou pelo fone (47) 3221-5705. A participação é gratuita, independentemente da quantidade de funcionários por empresa. O próximo encontro será no dia 30 de agosto. Mais informações em www.cdlblumenau.com.br

 

 

Newsletter

Sistema CNDL
©2016 - CDL Blumenau - Todos os direitos Reservados - Desenvolvido por SEDIG.
Topo