Notícias

24.07.2017

Inadimplência de Blumenau apresenta aumento de 0,95%, em junho

Compartilhe: WhatsApp

Elaborado pelo Projeto de Extensão Cidadania Financeira no Vale do Itajaí da FURB com base nos dados do SPC da CDL Blumenau, o índice de inadimplência de Blumenau apresentou um aumento de 0,95% em junho, com relação ao mês de maio. Conforme o gráfico, esta é a terceira alta consecutiva, depois de duas quedas seguidas.

Inadimplência, variação mês a mês, junho/2016-junho/2017

De acordo com o economista e professor da FURB, Bruno Thiago Tomio, como algumas empresas estão fazendo o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro, haverá um alivio nos orçamentos nos próximos meses, o que tende a gerar um menor valor para o índice de inadimplência do município.

“Em resumo, o mês de abril não foi tão positivo para o comércio de Blumenau, pois houve aumento no índice de inadimplência. Além disso, vários indicadores de registros indicaram piora. Por outro lado, na parte dos cancelamentos, destacam-se as variações positivas no valor total recuperado pelo comércio”, explica Tomio.

 

Registros

Comparando com junho do ano passado, os valores totais de registros de junho de 2017 são bem menores (3,01% de junho de 2016 ante 0,95% de junho de 2017). Mas, ao comparar a quantidade de registros de junho de 2017 com maio deste ano, nota-se um aumento de 18,28%.

Sobre os outros dados sobre os registros em Blumenau, o mês de junho de 2017 apresenta significantes variações positivas nas variações mensais, isto é, quando os indicadores atuais são comparados aos indicadores do mês passado (maio). No entanto, de acordo com Tomio, no comparativo anual, o cenário atual é muito melhor do que há doze meses (junho de 2016).

Variação mês a mês e variação anual de indicadores de registro

Variação mês a mês e variação anual de indicadores de registro

 

Cancelamentos

Em relação a maio deste ano, junho de 2017 apresentou uma queda de 11,80% nos cancelamentos de registros. Esta é a terceira queda do ano. O comportamento do indicador neste mês é diferente do que ocorreu em junho de 2016, quando houve um pequeno aumento nos cancelamentos (1,58%).

Os indicadores de cancelamento de maio de 2017 tiveram variações positivas e negativas neste mês, tanto nas variações mensais, quanto nas variações anuais. Em relação a junho de 2017, destaca-se o valor total recuperado pelo comércio, que cresceu 7,00% em relação ao mês anterior e 20,26% em relação a junho de 2016.

Variação mês a mês e variação anual de indicadores de cancelamento

Variação mês a mês e variação anual de indicadores de cancelamento

 

Inadimplência Blumenau

 

Newsletter

Sistema CNDL
©2016 - CDL Blumenau - Todos os direitos Reservados - Desenvolvido por SEDIG.
Topo