28.09.2017

Advogado orienta associados à CDL sobre análise de crédito e cobranças

Na manhã desta quarta-feira, 27, a CDL Blumenau realizou mais um encontro Fórum Análise de Crédito, no auditório da entidade. A ação contou com a participação do assessor jurídico da CDL, o advogado Felipe Anuseck Barbieri, que orientou sobre questões legais relacionadas ao crediário. Ao todo, 22 pessoas estiveram presentes.

Advogado orienta associados à CDL sobre análise de crédito e cobranças

Na oportunidade, os participantes puderam tirar diversas dúvidas e compartilhar situações do dia a dia com o advogado, que explicou os melhores caminhos a seguir para cada caso, conforme prevê a legislação. Entre as situações discutidas estão:

- A importância de tentar resolver as questões de inadimplência e cobrança de forma amigável e evitar deixar a situação chegar no poder judiciário. De acordo com Barbieri, fora do judiciário os procedimentos costumam ser mais céleres.

- Os cuidados com as cobranças extrajudiciais, que, entre outros fatores previstos em lei, não poder oferecer constrangimento ao consumidor.

- A necessidade de dar bastante atenção para a abertura de crediário e análise do consumidor, pois nesse momento podem, quando bem feito todo o procedimento e documentado, evitar questões judiciárias futuras.

- A importância de deixar documentadas (por e-mail ou no papel) as autorizações de quem pode fazer pedidos e comprar em nome das empresas ou pessoa física, assim como quem pode retirar e receber os produtos. Um exemplo dessa situação é quando um pedreiro compra produtos em nome da empresa ou pessoa física para qual está prestando serviços. De acordo com o advogado é importante que esta autorização esteja documentada.

- Cuidados com a documentação utilizada para a abertura de crédito, pois, infelizmente, muitas pessoas se utilizam de documentos falsos para comprar em nome de terceiros.

Durante o encontro também foi reforçada a importância de realizar as consultas no SPC para abrir o crediário e antes de efetuar negócios. O facilitador Jorge Caresia lembrou que o SPC é a melhor fonte de dados para a tomada de decisões. “Há vários tipos de consultas e cada uma é mais indicada para uma situação. Por exemplo, a consulta Score é indicada para a abertura de crediário ou quando a pessoa está muito tempo sem comprar na loja”, destacou Caresia. Ele também ressaltou a importância de preencher todos os dados no sistema ao cadastrar o consumidor no SPC.

Caresia e a psicóloga Viviane Giombelli, que acompanham e coordenam os trabalhos, avaliaram que o encontro foi muito produtivo e que os esclarecimentos do advogado trazem mais segurança aos associados sobre o que pode ou não fazer, de acordo com a legislação.

O próximo encontro Fórum Análise de Crédito será no dia 25 de outubro, às 8h30, no auditório da CDL Blumenau. O Fórum é destinado exclusivamente aos associados à CDL Blumenau. Para participar basta confirmar a presença com Marise pelo e-mail spc@cdlblumenau.com.br ou pelo fone (47) 3221-5705. A participação é gratuita, independentemente da quantidade de funcionários por empresa.

Assistência Jurídica

A CDL de Blumenau possui um convênio para consultoria jurídica aos associados à entidade com o escritório Angelito Barbieri Advogados, que conta com profissionais habilitados em direito do consumidor e comercial. O escritório está localizado na Rua Bolívia, 601, bairro Ponta Aguda, em Blumenau. Mais informações pelo número (47) 3340-3333 ou e-mail advocacia@angelitobarbieri.com.br.