13.12.2017

Atenção! Mudanças na implantação do eSocial iniciam em janeiro de 2018

Criado, inicialmente, para o registro de empregados domésticos, a implantação  do eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas) em empresas com faturamento anual superior a R$ 78 milhões será a partir do dia 8 de janeiro de 2018. De acordo com a Receita Federal, 13.707 empresas se enquadram no perfil dessa primeira fase.

Mudanças na implantação do eSocial iniciam em janeiro de 2018

Seguindo o cronograma, a segunda etapa da implantação do eSocial terá início em 16 de julho de 2018 e abrangerá os demais empregadores, incluindo micros, pequenas empresas e micro empreendedores individuais (MEIs). Para entes públicos, a implantação será a partir de 14 de janeiro de 2019.

O assessor especial da Receita Federal para o eSocial, Altemir Melo, ressalta que a principal premissa do eSocial é a entrada única de dados que alimentará a base de dados dos entes de controle, referindo-se a Receita Federal, Caixa Econômica Federal, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e Ministério do Trabalho.

“Nossa base de dados contará também com a participação dos próprios contribuintes. E a grande mudança de paradigma é que o eSocial será agora um fluxo. O sistema que as empresas têm hoje está sendo ajustado para se comunicar com a base nacional. Assim, cada evento registrado na empresa, como a admissão de um trabalhador, será replicado para a base nacional do eSocial, a fim de compartilhar os dados com os entes de controle”, afirma Melo.

O eSocial Empresas é um novo sistema de registro feito pelo governo federal com o objetivo de desburocratizar e facilitar a administração de informações relativas aos trabalhadores, de forma a simplificar a prestação das informações referentes às obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas. Por meio dele, pretende-se também reduzir custos e tempo da área contábil das empresas na hora de executar 15 obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas.

Com as informações coletadas por cerca de 8 milhões de empresas, será criado um banco de dados único administrado pelo governo, abrangendo mais de 40 milhões de trabalhadores. Ao ser implantado, o eSocial pretende garantir direitos previdenciário e trabalhistas, além de simplificar o cumprimento de obrigações, eliminando redundâncias no que se refere a informações de pessoas físicas e jurídicas.

De acordo com a Receita, para o empregador, o eSocial terá como vantagem reduzir penalidades e sanções por incorreções e discrepâncias, além da unificação e padronização de obrigações. A Receita aponta, como vantagens, a maior garantia de efetivação de direitos trabalhistas e previdenciários; maior agilidade para o acesso de benefícios; e maior transparência em relação às informações do contrato de trabalhos.

Para o governo, o eSocial terá como vantagens a ampliação da capacidade de fiscalização; a possibilidade de implementar programas sociais lastreados em dados mais qualificados; e a possibilidade de usar informações com mais qualidade, padronização, consistência, unicidade e validação prévia.

Fonte: http://aarb1.hospedagemdesites.ws/newsletter/?p=3928

Certificado Digital na CDL Blumenau

A CDL Blumenau oferece o serviço de certificação digital. O atendimento é realizado na sede da entidade ou no local agendado pelo interessado. Entre outras vantagens, a CDL oferece valores abaixo do mercado e associado ainda tem desconto, pagamento facilitado, suporte local, liberação do certificado em até 24 horas e ampla linha de certificados.

Para mais informações sobre Certificado Digital basta entrar em contato pelo fone (47) 3221-5763 ou e-mail contato.certificacao@cdlblumenau.com.br.

Certificado Digital Blumenau